Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

Bahia: Suspensão de aulas e eventos é prorrogada por mais 15 dias

Em Salvador, prefeitura suspendeu as restrições no bairro da Boca do Rio e na Av Joana Angélica, centro da cidade

18/05/2020 14h07

Foto: Divulgação

Válido até esta segunda-feira (18), o Decreto n° 19.586, que determina a suspensão das aulas e de eventos com mais de 50 pessoas em toda a Bahia, foi mais uma vez prorrogado pelo Governo do Estado e segue vigente até o dia 2 de junho. Anunciada pelo governador Rui Costa, no final da manhã, a prorrogação visa evitar o avanço acelerado do novo coronavírus e será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (19). Além disso, segue suspenso o transporte coletivo intermunicipal em 171 cidades baianas que registraram novos casos da Covid-19 recentemente.

O governador lembrou que os dados da doença em todo o território estão sendo acompanhados constantemente. “É necessário suspender por, pelo menos, mais 15 dias, a realização das aulas e dos eventos que geram aglomeração de pessoas. Estamos acompanhando a situação em cada cidade e região, para que as medidas levem em consideração o crescimento de casos em cada uma delas. Em virtude disso, qualquer análise mais consistente de retorno à normalidade das atividades só poderá ser feita após esse período de 15 dias”, ponderou.

O decreto determina que fiquem suspensas, durante o período de vigência, as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como eventos desportivos, inclusive jogos de campeonatos de futebol, profissionais e amadores religiosos, shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, aulas em academias de dança e ginástica, além, da abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros.

Já a suspensão do transporte coletivo intermunicipal é adotada nas cidades que não possuem mais de 14 dias sem novos casos do novo coronavírus. A medida inclui a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte intermunicipal coletivo, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. Também estão suspensas até 02 de junho a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano.

Rui também destacou que a Bahia não possui casos registrados em diversos municípios, em função da decisão do governo estadual de suspender o transporte coletivo intermunicipal em cidades com casos recentes. “A Bahia, como adotou a estratégia de suspender a comunicação entre os municípios, detém uma contaminação concentrada, com cerca de 90% dos casos registrados em apenas 11 municípios baianos”, informou o governador.

Medidas em Salvador

Os bairros do Lobato, Bonfim e Liberdade passarão a ter medidas restritivas a partir de quarta-feira, conforme anunciado pelo prefeito ACM Neto. O comércio local será fechado e está proibido a circulação de veículos. Ele disse que o Lobato tem grande incidência da Covid-19. E que também Bonfim e Liberdade têm situações preocupantes. "Sabemos da importância do comércio na região, mas precisamos dar uma segurada no número de casos", disse, ressaltando ainda que a Operação é de apoio e proteção à vida.

Haverá nessas regiões distribuição de máscaras, testes rápidos, distribuição de cestas básicas, CRAs intinerante, lagavem das ruas, dentre outras. As medidas valem por sete dias - entre 20 e 26 de maio. Funcionam mercados, farmácias, lotéricas e bancos, delivery de restaurantes, cartórios, veterinárias, radiologia, oncologia, análise clínica.

Boca do Rio e Centro da Cidade

ACM Neto também informou que suspendeu as medidas restritivas nos bairros da Boca do Rio e Nazaré, na Av Joana Angélica, centro da cidade. Estavam proibidas na região a circulação de veículos e fechamento do comércio local. O decreto perde a validade hoje e não foi renovado. A medida vale a partir desta terça (19). Se houver regressão do quadro, uma piora, as medidas voltarão.