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Economia

Bahia tem alta de 6,4% no consumo das classes C e D

Crescimento nacional ficou em 8% sobre junho, sendo o principal gasto com Supermercados

16/09/2022 17h10

Foto: Divulgação 

Puxado por um crescimento elevado de 151% no crescimento de gastos com viagens áreas, a Bahia fechou o mês de julho, em comparação ao de junho, com uma alta de 6,4% no consumo das classes C e D. Os dados são da Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander focada em inclusão econômica, que apontou uma alta no País de 8% nesse mesmo período. O levantamento é realizado mensalmente e busca o intuito de traçar o perfil do consumidor das classes de menor poder aquisitivo.

Na Bahia, além do setor Companhias Aéreas (151%), destacaram-se Hotéis e Motéis (37%), Automóveis e Veículos (24%), Serviços (14%), Supermercado (11%), Lojas de Artigos Diversos (10%), Restaurante (8%), Drogaria/Farmácia (6%), Telecomunicação (4%), Prestadores de Serviços (2%) e Combustível (1%). 

Houve recuo nos gastos com Diversão e Entretenimento (-22%), Lojas de Roupas (-18%), Rede Online (-8%) e Transporte (-1%).

Média do País

Na pesquisa, todas as regiões do Brasil mostraram aumento no consumo, com o Norte impactando mais no resultado (11,5%). Nas demais regiões, o Centro-Oeste fechou com alta de 9,4% no consumo, seguido do Sudeste (8,4%), Sul (8,3%) e Nordeste (6,6%).

Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, afirma que "o consumo das famílias mostrou uma melhora em julho e esperamos que permaneça nos próximos meses, já que a inflação tem mostrado algum recuo e o pagamento do novo auxílio será efetuado a partir de agosto", afirma a executiva.

Os setores que se destacaram com as altas mais significativas foram Supermercados (12%), Restaurantes (12%), Prestadores de Serviços (6%), Transportes (4%) e Lojas de Artigos Diversos (45). Já os setores que mostraram quedas no consumo foram de Rede Online (-12%) e Roupas (-4%).

O levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento continua sendo com Supermercado (38,8%), seguido de Restaurante (13,7%), Lojas de Artigos Diversos (10,2%), e Combustível (6,8%).

Outro dado da pesquisa mostrou que 87% dos gastos totais foram feitos presencialmente, mantendo o indicador de junho.

Em relação ao ticket médio, houve aumento nos setores de Companhias Aéreas (8%), Restaurante (6%), Supermercado (5%), Transporte (1%), Prestadores de Serviços (1%) e Telecomunicação (1%). Contudo, caiu o ticket médio gasto com Rede Online (-12%), Diversão e Entretenimento (-6%), Lojas de Roupas (-5%), Hotéis e Motéis (-5%), Automóveis e Veículos (-5%), Combustível (-3%), Lojas de Artigos Diversos (-2%) e Serviços (1%).