Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Economia

Bancos devem ter maior queda no lucro em 20 anos

Perspectiva para este ano é de recuperação, com retomada da atividade e possível alta da Selic

22/01/2021 10h27

Foto: Divulgação

A temporada de balanço dos bancos começa em fevereiro e deve mostrar a maior queda anual no lucro médio desde 2000, quando um prejuízo bilionário no antigo Banespa — que depois foi comprado pelo Santander — derrubou o resultado combinado das principais instituições financeiras. Desta vez, os números foram puxados para baixo pelas provisões para lidar com possíveis perdas com empréstimos causadas pela pandemia de coronavírus. Para 2021, a perspectiva dos analistas é de recuperação firme nos resultados, em função da base de comparação baixa e da retomada da economia, além da esperada alta da Selic.

Segundo levantamento do Valor com cinco casas, os quatro maiores bancos brasileiros de capital aberto (Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Brasil) devem registrar um lucro combinado de R$ 17,699 bilhões no quarto trimestre e de R$ 63,584 bilhões em 2020. Caso essa última projeção se concretize, significará queda de 26,6% em relação a 2019.

Essa queda é a maior desde 2000 e a quinta maior desde a criação do Plano Real, em 1994, de acordo com levantamento da consultoria Economatica feito a pedido do Valor. Nesse período, o resultado consolidado dos bancos só apresentou prejuízo em 1995 e 1996, quando o governo Fernando Henrique Cardoso fez uma limpeza no balanço do BB.

Fonte: Valor Econômico