Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Economia

Bancos voltam a projetar crescimento da carteira de crédito

Segundo pesquisa da Febraban, a estimativa é de expansão de 11,4% em 2022

23/08/2022 13h29

Foto: Divulgação

Bancos brasileiros elevaram pela quinta vez seguida suas estimativas para a carteira de crédito total em 2022 e agora estimam uma expansão de 11,4%, de 10,4% antes, segundo pesquisa da principal entidade do setor, a Febraban, divulgada nesta terça-feira (23).

Ainda assim, o resultado da pesquisa permanece abaixo do prognóstico do Banco Central, de alta de 11,9%, conforme consta no Relatório de Inflação divulgado em junho.

A pesquisa da Febraban, feita a cada 45 dias, logo após a divulgação da ata do Copom, reuniu as percepções de 20 bancos sobre a última ata e suas projeções para o desempenho das carteiras de crédito para o ano corrente e o próximo. A pesquisa foi realizada entre 10 e 16 de agosto.

“Avaliamos que os resultados favoráveis se devem à continuidade do processo de normalização da atividade econômica e às surpresas positivas no desempenho da economia neste processo de retomada”, avaliou Rubens Sardenberg, diretor de economia, regulação prudencial e riscos da Febraban, em nota.

Para 2023, a média das projeções para a expansão da carteira total passou de 7% para 6,9%.

A pesquisa também mostrou uma pequena melhora na expectativa para a taxa de inadimplência da carteira livre deste ano, para 3,8%, de 4% no levantamento realizado em junho.