Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Be8 assina acordo com a Ancat para reciclagem de óleo usado

A iniciativa pretende ampliar o recolhimento do óleo usado para a produção de biodiesel

03/01/2024 09h45

Foto: Divulgação 

A Be8, empresa de energia renovável, firmou um protocolo de intenções com a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis- Ancat, com o objetivo de promover a economia circular de óleo de cozinha usado.

A empresa utilizará o material como matéria-prima na produção de biocombustíveis, promovendo assim a inclusão social e econômica de catadores.

O documento foi assinado por Ana Cristina Curia, gerente de Sustentabilidade da Be8, e Roberto Laureano da Rocha, presidente da Ancat.

Fortalecimento das cooperativas

De acordo com Ana Cristina, essa articulação com a Ancat é muito importante junto com as cooperativas de catadores, promover uma mobilização adequada que permite acelerar o processo de coleta e utilização do óleo de cozinha usado na produção de biocombustível, gerando assim mais oportunidade de trabalho, renda e inclusão social para os participantes.

A iniciativa, ao mesmo tempo, preserva o meio ambiente e os recursos hídricos, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa, e dando um destino seguro e sustentável a um resíduo que poderia ser inadequadamente despejado na natureza.

“Esta parceria com a Be8 é muito importante porque pode ampliar a atuação dos catadores com a coleta desse resíduo, agregando mais valor a essa atuação, fechando a conta de renda para os participantes”, destacou Rocha.

Orientações a população

A parceria visa também e auxiliar a população com o descarte correto, com ênfase no aproveitamento de óleos e gorduras residuais para a produção de biocombustíveis, promover a inclusão de catadores de rua não organizados em projetos voltados para a coleta de óleos e gorduras residuais pós-consumo em centros urbanos, utilizáveis na produção de biocombustíveis, bem como fomentar e fortalecer iniciativas associadas à economia circular com a participação prioritária de cooperativas ou entidades associativas de catadores de material reciclável.

A empresa organizará e executará os estudos de viabilidade para estabelecer uma cadeia logística destinada à coleta, limpeza, estocagem e entrega do óleo nas usinas. Após limpo e padronizado de acordo com as especificações técnicas, é usado para a produção de biodiesel.

Cada projeto a ser implementado em conjunto terá um contrato específico para regular a relação entre as partes e avançar na estratégia de captação de recursos e implementação.

Matéria-prima para biodiesel

Em 2023, a empresa utilizou aproximadamente 23,5 mil toneladas de volume de óleo usado para a produção de biodiesel, o que representou uma elevação de 72% em relação ao volume de 2022.

Conforme a Be8 afirma, a utilização do resíduo na produção do biodiesel proporciona benefícios ambientais, como por exemplo, a redução do resíduo frequentemente descartado de maneira incorreta.

Além disso, as emissões de gases efeito estufa do biodiesel produzido com óleo usado podem ser até 40% inferiores daquele produzido com óleo de soja virgem, e até 80% menores que as do diesel convencional.

Os esforços fazem parte das metas de sustentabilidade da empresa, que acaba de aderir ao Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) de engajamento de empresas para atingir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).