13/07/2025 10h21
Foto: Divulgação
Bem Brasil, empresa que produz batatas pré-fritas congeladas no Brasil, reforçou sua capacidade logística com a construção de dois armazéns autoportantes da Mecalux em sua fábrica de Perdizes (Minas Gerais). Equipados com o sistema Pallet Shuttle automático com trans-elevador e controlados pelo Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS, ambos garantem a conservação e expedição eficiente de 500.000 toneladas de alimentos congelados por ano.
Em um país com 211 milhões de habitantes, Bem Brasil atende até 55% da demanda nacional por produtos como batatas carinhas e anéis de cebola, entre outras especialidades. Também exporta para a América do Sul e para Taiwan, Cingapura, Estados Unidos e México, onde mantém uma aliança comercial com a rede de supermercados Walmart. “As soluções da Mecalux nos permitem ter um controle total dos produtos armazenados, o que se traduz em uma logística ágil, segura e rentável”, afirma Célio Zero, diretor de operações.
A automatização da fábrica da Bem Brasil, que alcançou uma capacidade logística de 66.000 paletes com a construção de dois armazéns de clad-rack da Mecalux o que permitiu à empresa aumentar sua produção em 10% e seu faturamento em 30% no último ano. No interior, a -25ºC, o sistema automático Pallet Shuttle introduz e extrai a mercadoria de forma autônoma. As áreas de armazenamento e produção são conectadas por transportadores que garantem o envio ininterrupto de matérias-primas e produtos acabados. Essa infraestrutura robótica permite que a empresa tenha maior eficiência energética e até dispense a iluminação durante as operações.
A Bem Brasil garante a qualidade e a rastreabilidade de seus produtos congelados graças ao Easy WMS, que monitora em tempo real a entrada, a localização e a expedição dos produtos. O software logístico da Mecalux aplica a estratégia FEFO, que prioriza a saída dos artigos com data de vencimento mais próxima e garante a rotação ideal do estoque, reduzindo o desperdício de alimentos.