16/06/2025 09h50
Foto: Divulgação
A operadora de transporte ferroviário Aurizon Holdings anunciou que foi contratada pelo BHP Group para gerenciar a logística ferroviária, rodoviária e portuária das operações de cobre da gigante mineradora na Austrália.
Os contratos valem aproximadamente 1,5 bilhão de dólares australianos (US$ 973 milhões) em receita total prevista para a Aurizon ao longo de um período de 10 anos, segundo empresa ferroviária.
A Aurizon será responsável por serviços em toda a cadeia de suprimentos de cobre da BHP no Sul da Austrália, incluindo transporte ferroviário, transporte rodoviário e gestão portuária, entre outras tarefas. Os contratos devem começar em outubro, complementa a Aurizon.
Produção
A BHP produziu cerca de 1,2 milhão de toneladas de cobre em 2023, enquanto a produção da Anglo foi de 826.000 toneladas. Isso daria ao grupo combinado uma participação de aproximadamente 10% na oferta global de minas.
A Anglo enfrentou uma série de grandes contratempos no ano passado, com a queda dos preços de alguns de seus principais produtos, enquanto as dificuldades operacionais forçaram a empresa a reduzir suas metas de produção, o que reduziu sua avaliação entre os investidores.
Uma aquisição bem-sucedida representaria o primeiro mega acordo entre as maiores mineradoras do mundo em mais de uma década. A BHP e suas maiores rivais passaram anos à margem após uma série de transações desastrosas, mas se animaram com a perspectiva de novos negócios depois de garantir aos investidores que aprenderam com os erros do passado.