29/11/2021 07h04
Foto: Ilustrativa
Levantamento da Neotrust indica que a Black Friday 2021 teve faturamento total de R$ 5,419 bilhões, um aumento de 5,8% em faturamento na comparação com o ano passado. A coleta de dados veio a partir do número total de compras realizadas via e-commerce, capturados desde a 0h de quinta-feira (25) até as 23h59 de sexta (26).
A edição 2021 da Black Friday encerrou as 48 horas monitoradas com um volume de 7,6 milhões de pedidos - 0,5% abaixo do registrado na quinta-feira e sexta-feira de 2020. Já o tíquete médio nacional das compras foi de R$ 711,38 - 6,4% superior a 2020.
De acordo com projeção da ClearSale, empresa antifraude, o valor de fraudes evitadas até 23h da sexta-feira foi de R$ 66,3 milhões. O faturamento no e-commerce, apenas na sexta-feira, foi de pouco mais de R$ 4 bilhões, 4,5% acima do registrado em 2020.
"Esse faturamento foi abaixo do que estávamos projetando. Teve performance abaixo do que foi a quinta-feira, que teve crescimento de 10%. Em número de pedidos, na sexta-feira, tivemos 5,2 milhões de pedidos. Isso representa 2,4% abaixo do que tivemos em 2020. O pico de vendas ocorreu entre 10h e 14h de sexta-feira", disse a head de Inteligência da Neotrust, Paulina Gonçalves Dias.
Em 2021, assim como em outros anos, o cartão de crédito se manteve como a principal forma de pagamento. Já o boleto bancário registrou perda de participação de 4 pontos percentuais como forma de pagamento, enquanto o PIX e as carteiras digitais ganharam espaço.
Categorias com mais pedidos
As cinco categorias com mais pedidos na Black Friday de 2021 são, nessa ordem, Moda e Acessórios, Beleza e Perfumaria, Telefonia, Eletroportáteis e Eletrodomésticos. De acordo com o levantamento, a região que mais consome durante a Black Friday é a Sudeste, com R$ 2,2 bilhões (56,48% do total faturado em todo o País). Em seguida, está o Nordeste, com R$ 716 milhões (18,02%). Em terceiro lugar, o Sul, com R$ 606 milhões (15,26%). O Centro-Oeste figura em quarto lugar, com R$ 296 milhões (7,45%). Por fim aparece o Norte, com R$ 111 milhões (2,80%).
As mulheres respondem por 57% dos pedidos e a faixa etária que mais consome (35,08%) é entre 26 e 35 anos, seguida pelos consumidores entre 36 e 50 anos (33,88%). Na sequência vêm os compradores de até 25 anos (16,65%). Os brasileiros com mais de 51 anos ocupam a menor porcentagem de compras online na Black Friday, representando 14,38% dos pedidos.
De acordo com a ClearSale, parceira do T.Group na ação, foram evitadas fraudes que somam R$ 74,715 milhões.