Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Economia

Black Friday promete agitar mercado na Bahia

78% dos baianos vão gastar mais nesta edição do evento e 43% têm a intenção de gastar acima de R$1.000

06/11/2022 07h29

Foto: Divulgação 

Pesquisa realizada com 774 com usuários do Mercado Livre e Mercado Pago, na última semana do mês de setembro de 2022 no estado da Bahia, revela a intenção de compras e de utilização de meios de pagamentos para a Black Friday 2022. Seguindo tendência nacional, 78% dos baianos que participaram do levantamento afirmam que pretendem gastar mais nesta edição do evento, com destaque para itens de maior valor agregado. A pesquisa mostrou que 43% dos entrevistados têm a intenção de investir em produtos acima de R$1.000, apontando um crescimento de 5 p.p em relação a 2021, em que 38% dos residentes do estado gastaram o mesmo valor. 

O tíquete-médio alto para a data está relacionado à intenção de compras por categorias. Os baianos estão focados em itens de Eletrodomésticos, Moda e Celulares (e itens correlatos).  Além disso, 70% pretendem antecipar as compras de Natal no evento. 

Na Moda da Black

Na Bahia, como revela a pesquisa, moda é uma das categorias em destaque, mencionada como a mais desejada por 66% dos entrevistados. Os baianos estão ansiosos para as promoções: 73% preferem aguardar o anúncio de ofertas para decidir os itens que irão comprar.

De olho nesse cenário, no início de 2022, o Mercado Livre anunciou investimento na categoria de Moda e, desde então, turbinou a plataforma com a chegada de grandes marcas, sendo a mais recente a AMARO. A Loja Oficial da marca de lifestyle, que é referência de estilo e curadoria, chegou para reforçar o trabalho do e-commerce de oferecer a melhor experiência para os seus consumidores, para que encontrem de tudo no Mercado Livre, de itens básicos até as últimas tendências, com uma entrega rápida e compra segura. 

A loja oficial da Amaro une-se às mais de 120 lojas Oficiais da categoria de moda que seguem em crescimento na plataforma: somente no primeiro trimestre deste ano, bateu recorde com o lançamento de 44,5 mil novos produtos em um único dia, resultado de um trabalho com o foco em promover iniciativas de Moda, buscando eliminar as barreiras dos processos de compras via comércio eletrônico, destacando os atributos funcionais oferecidos pela compra online.

Dividir o pagamento de compras

Para  pagar suas compras nesta Black Friday, os baianos já estão contando com as facilidades de pagamento dos varejistas e a maioria quer parcelar: 85% da base têm a intenção de dividir as compras, sendo que 41% dividirá em até seis vezes, reforçando o cuidado de não perder as parcelas de vista.

Dos entrevistados, 77% vão utilizar o cartão de crédito, mas 23% deles já contam com as possibilidades do BNPL (By Now Pay Later), as versões digitais do famoso crediário. O cartão de crédito é, sem dúvidas, o queridinho dos baianos para a data, mas cada vez mais o Pix ganha espaço, de 2021 para 2022 a intenção de compras com o novo meio de pagamento subiu 2 p.p., de 17% para 19%. 

TV e Smartphone para assistir aos jogos do mundial 

Dos respondentes da pesquisa, 53% dos baianos pretendem comprar televisão nesta Black Friday e os modelos preferidos são de 40 e 50 polegadas, que foram a intenção de compra de 32% e 29% dos baianos participantes, respectivamente. Smartphones também estão na mira de 55% dos entrevistados. Quando questionados sobre modelo de celulares, chamam atenção os aparelhos intermediários entre R$ 1.500 e R$ 2.500 reais, apontados como os mais desejados por 45% dos baianos.