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Economia

Black Friday: Seis em cada 10 brasileiros pretendem fazer compras

As roupas estão no topo da lista de desejos de 23% dos consumidores, seguido dos eletrodomésticos e eletrônicos

15/11/2023 10h40

Foto: Divulgação

O brasileiro já adotou a Black Friday, tradicional data de compras nos Estados Unidos. Praticamente a totalidade dos brasileiros (99%) conhecem a data e, desses, 60% pretendem fazer alguma compra durante o período das promoções. Os dados são de um levantamento realizado pela plataforma Tim Ads, que mapeia hábitos de consumo da base de clientes da operadora.

A pesquisa, que ouviu cerca de 184 mil pessoas de todo o Brasil, com um público predominantemente jovem (76% até 34 anos), mostra que a maioria (23%) afirma que gastará entre R$ 101 e R$ 500, seguidos daqueles que desembolsarão de R$ 500 a R$ 1.000 (21%) e de R$ 1.000 a R$ 2.000 (19%). Somente 10% investirão mais de R$ 2.000 em compras. Outros 14% gastarão menos de R$ 100.

Sobre a queda de preços, 49% dos respondentes acreditam que os valores ficam mais baixos durante a Black Friday. Economizar e deixar de comprar por um tempo para aproveitar os valores promocionais é um comportamento apontado por 22%, mesmo percentual de quem afirmou que aproveita a data para adquirir itens que já estavam na lista de desejos há um tempo. Além disso, 17% dizem que aproveitam a data para adiantar as compras de presentes de Natal para amigos e familiares.

As roupas estão no topo da lista de desejos de 23% dos respondentes, seguido dos eletrodomésticos (21%) e os eletrônicos (19%). O Pix é o método de pagamento mais citado (37%), enquanto o cartão de crédito deverá ser usado por 20% das pessoas dentro desse recorte de consumidores.

O preço baixo é o fator mais importante para um em cada quatro brasileiros. Figurando em quarto lugar no ano passado, a qualidade dos produtos é a segunda maior preocupação de quem pretende fazer compras durante a Black Friday, seguido por confiabilidade da loja, site ou aplicativo, custo do frete e o tempo de entrega.

Em relação a 2023, em um cenário mais estável e sem a concorrência de outro grande evento que atraia a atenção dos consumidores, como aconteceu com a Copa do Mundo no ano passado, quando o Brasil estreou um dia antes da data promocional, a perspectiva é que a Black Friday deste ano possa combinar o melhor de ambos os mundos: mais pessoas engajadas e dispostas a fazer compras durante o evento, enquanto mantém altos índices relacionados ao valor de conversão e ticket médio.