Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

BMW em Araquari (SC) conta com diversos projetos sustentáveis

Dentre as ações está a ampliação do volume de placas fotovoltaicas no teto do prédio da montagem

05/10/2021 08h24

Foto: Divulgação

A fábrica do Grupo BMW em Araquari, localizada no estado de Santa Catarina, chega aos seus primeiros 7 anos não só focada em produzir veículos premium, mas também, com metas de sustentabilidade ainda mais ousadas e ações prática. Dentre as ações de sustentabilidade da BMW na fábrica em Santa Catarina está a ampliação do volume de placas fotovoltaicas no teto do prédio da montagem, de 562 para 1 mil 372, com a adição de 810 em 2020.

Otávio Rodacoswiski diretor da fábrica em Araquari, em Santa Catarina, disse que um dos seus desafios como novo diretor da fábrica é que a planta siga sendo exemplo de ações de sustentabilidade para o BMW Group em todo o mundo. “Tenho certeza que nosso time assume esse desafio e se inspira em seus resultados para seguir se destacando cada vez mais nessa responsabilidade social”, ressalta o executivo.

Além dos projetos novos, a fábrica da BMW segue na meta de reduzir, anualmente, números de utilização de recursos naturais. Em um ano, a unidade seguiu em busca de reduzir seu impacto ambiental e conseguiu diminuir o consumo de energia em mais de 3000 MWh, o consumo de água em mais de 1,9 milhão de litros e a quantidade de resíduos para descarte em mais de 6 toneladas. No acumulado de 2016 a 2020 esses números são ainda mais notáveis. O consumo de energia foi reduzido em menos 33%, o de água em menos 41% e de resíduos para descarte em menos 87%.

Projetos sustentáveis

Dentre as ações de sustentabilidade colocadas em prática pela planta está a ampliação da quantidade de placas fotovoltaicas no teto do prédio da montagem. De 562 para 1.372 placas, com a adição de 810 placas às já instaladas em 2020.  A geração anual de energia com as placas passa para 788MWh e a contribuição na meta de redução de emissão de CO2 chega a 20%. Vale lembrar que a produção de Araquari já é neutra em emissão de CO2. Isso é possível por meio da compensação das emissões firmada com a usina eólica de Morrinhos, na Bahia.

A equipe local, em parceria com o Centro de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Grupo Solvi e a Energy Source, desenvolveu um conceito de recarga para carros elétricos alimentado por energia solar, livre da rede pública de energia e que proporciona segunda vida às baterias de alta voltagem. Esta iniciativa é pioneira e incentiva o reuso das baterias de alta voltagem para otimizar expansão da mobilidade elétrica sustentável. Estudos estão sendo realizados para otimização da proposta, juntamente com empresas e institutos parceiros do projeto.

Novos projetos

O CEO da BMW Group, Alexander Wehr, disse recentemente que está confiante em aumentar produção da fábrica de Araquari. O executivo diz ainda que a empresa está comemorando os bons resultados na América Latina e o Brasil lidera o desempenho, após elevar as vendas em quase 43% em 2020 e escapar da crise trazida ao País pela pandemia de coronavírus.

Alexander Wehr disse que o Brasil lidera o desempenho, após elevar as vendas em quase 43% em 2020 e escapar da crise trazida ao País pela pandemia de coronavírus, liderando com folga o mercado de automóveis premium com participação superior a 30% nas vendas do segmento. Enquanto muitos países da região vão levar de dois a três anos para se recuperar, o Brasil é o único lugar do mundo onde já crescemos mais do que no período pré-pandemia”, diz o executivo da BMW.