22/08/2022 10h35
Foto: Divulgação
O clássico Boeing 767, um dos mais conhecidos aviões de fuselagem larga (widebodies) da aviação, completou 40 anos de operações na última sexta-feira (19).
Ele foi lançado em paralelo com o Boeing 757, mas com finalidades distintas. Enquanto este, menor, era voltada para voos domésticos com maior demanda, o seu “irmão maior” foi desenvolvido para voos internacionais com a mesma característica, tendo como concorrentes diretos o Douglas DC-10 e a família A300, da Airbus.
A primeira unidade foi entregue à United Airlines em 19 de agosto de 1982, com a descontinuada versão -200 de matrícula N606UA. A aeronave deixou de voar em 2004 e foi desmontada. A companhia aérea continua a utilizar o modelo até hoje, inclusive em voos para o Brasil, em frequências diárias entre Houston (IAH) e o Rio de Janeiro (GIG).
Ao longo destas quatro décadas, foram entregues mais de 1.250 aeronaves. Hoje, a sua versão voltada para o mercado de cargas, o 767-300F, é a mais produzida. Somente a FedEx, a maior operadora desta variante no mundo, recebeu três destes aviões em 2022.
No Brasil, as extintas Varig e Transbrasil operaram cerca de 25 unidades entre as décadas de 1980 e 1990. Hoje, a Latam Airlines possui seis aeronaves em sua frota no país, mas já teve outras 15 ao longo de sua história, considerando a existência de sua antecessora, a TAM Linhas Aéreas.