Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Bracell lança exposição 'Floresta Sempre Viva' em Salvador

Mostra originada de livro do mesmo nome proporciona experiências sensoriais e virtuais com a biodiversidade da Mata Atlântica

04/08/2022 14h50

Foto: Divulgação 

A Bracell lançou a exposição "Floresta Sempre Viva", na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), na quarta-feira (3). O projeto proporciona experiências sensoriais a partir de materiais, fotos, vídeos e sons da fauna, flora e cursos d´água captados nas áreas de preservação ambiental da Bracell na Bahia. O evento aconteceu em formato de happy hour para convidados, dentro do Congresso Brasileiro de Reflorestamento Ambiental, e contou com uma versão reduzida da exposição e apresentação do site www.florestasempreviva.com.br.

A mostra completa será aberta ao público a partir de 21 de setembro, em celebração ao Dia da Árvore, no Salvador Shopping, localizado na avenida Tancredo Neves, 3133 (Caminho das Árvores). Ela coroa o lançamento do livro "Floresta Sempre Viva", realizado em junho de 2021, e chega exatamente quando a Bracell anuncia uma iniciativa inédita no Brasil: o Compromisso Um para Um (leia mais abaixo).

"O 'Floresta Sempre Viva' é um dos muitos projetos socioambientais que pavimentam nossa estrada, em uma jornada que vai muito além de produzir celulose. Estamos comprometidos em gerar soluções e produtos que promovam a qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o mundo a partir de recursos naturais renováveis e de processos produtivos sustentáveis", afirmou Márcio Nappo, vice-presidente de Sustentabilidade e Comunicação da Bracell.

Ele acrescentou ainda que, com este projeto, "esperamos materializar em imagens o compromisso da Bracell com a natureza, presente em toda as nossas operações florestais, industriais e de logística. Também buscamos criar novos vínculos com a sociedade e fortalecer aqueles que já construímos".

Os materiais da exposição, como fotos e vídeos, foram produzidos por Igor Macedo, Gleison Rezende, Lucas Passos, Emer Paz e Uendel Galter, nas áreas de conservação ambiental localizadas no litoral norte e agreste baiano. Dentre elas está a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Lontra, a maior RPPN do litoral norte, com 1.377 hectares. A área ambiental está localizada entre os municípios de Entre Rios e Itanagra. Além da Lontra, a empresa possui outras três RPPNs: a Japurá, com 534 ha, e a Falcão, com 937 ha, ambas em Esplanada, e a Pedra de São José, com 232 ha, em Mata de São João.

Nas áreas conservadas pela Bracell no estado, a equipe de Meio Ambiente desenvolve o Programa de Monitoramento da Biodiversidade para Conservação da Fauna e Flora. Até o momento, este trabalho permitiu o registro de 378 espécies de plantas, 264 de aves, 75 de anfíbios, 57 de cobras e lagartos e 38 de mamíferos.

A empresa também conta com três Áreas de Soltura de Animais Silvestres (Asas) certificadas pelo Governo da Bahia, por meio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema): o Projeto Cachoeira, em Entre Rios, o Projeto Sergipe, em Jandaíra, e a RPPN Lontra. Juntas, estas unidades já receberam mais de 450 animais, principalmente aves, mamíferos e serpentes.

As propriedades da empresa estão presentes em mais de seis bacias hidrográficas que contam com, aproximadamente, 300 rios e mais de 1.200 nascentes.