17/12/2024 10h40
Foto: Brado - Divulgação
A Brado e a Teak Resources Co. – TRC – levaram pela primeira vez, em novembro, toras de madeira para exportação pela rota Mato Grosso – Itaguaí (RJ). O trajeto, que conectou os produtores do estado mato-grossense ao porto fluminense para exportação, tem se mostrado uma alternativa eficaz para a logística brasileira. A primeira exportação feita por essa rota foi de algodão, em julho.
Mais de mil toneladas de madeira foram transportadas em 40 contêineres que saíram do Terminal de Rondonópolis da Brado e seguiram por 1.392 km pela ferrovia até Sumaré (SP), onde a empresa tem outro terminal multimodal, um hub de integração logística da ferrovia. Os contêineres foram então transferidos para um trem da MRS e continuaram a viagem por 568 km até o terminal do Sepetiba Tecon, no Porto de Itaguaí (RJ). Lá, a composição ferroviária foi descarregada diretamente dentro da área portuária para embarque, com destino a Singapura.
Foto: Brado - Divulgação
"A criação dessa nova alternativa para escoar volume de exportação é um marco na logística brasileira", diz Mayra Antunes Coelho, executiva de vendas da Brado. "A frequência dessa rota tem sido semanal e a previsão é que continue nesse ritmo até o fim do ano".