Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Brasil aumenta exportação de motos em 34,5%

Dados da Abraciclo apontam recuperação nas vendas externas em setembro em comparação com o mesmo mês de 2020

15/10/2021 07h58

Foto: Divulgação

O Brasil exportou 4.872 motocicletas em setembro, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). As vendas internacionais cresceram 34,5% sobre o mesmo mês do ano passado, apesar da queda de 13,1% ante agosto. De janeiro a setembro, foram exportadas 42.765 motocicletas, alta de 79,8%.

O presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, disse que o aumento de negócios com o mercado externo é um reflexo direto da recuperação econômica dos países da América do Sul, após um período de crise e da fase mais aguda da crise sanitária provocada pelo coronavírus. “Vale ressaltar também a boa aceitação das motocicletas fabricadas no Brasil pelo mercado (norte) americano, o que comprova o alto valor agregado do produto nacional”, disse.

A produção de motocicletas no Polo Industrial de Manaus caiu 11,9% em setembro sobre agosto, com 108.948 unidades.  Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve alta de 3,7%. No acumulado do ano, o total produzido foi 896.558 unidades, aumento de 29,3% sobre o mesmo período do ano passado. Fermanian diz que os números comprovam a recuperação do setor, que prevê fechar o ano com 1,2 milhão de unidades fabricadas.