Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Brasil deve enfrentar déficit de galpões logísticos em 2026

Segundo o Grupo EREA, o déficit aproximado é de 500 mil m² de galpões logísticos classe A e A+

20/01/2026 09h14

Foto: Erea - Divulgação

O mercado brasileiro de real estate deve enfrentar em 2026 um déficit aproximado de 500 mil m² de galpões logísticos classe A e A+. O cálculo considera a oferta projetada de ativos de alto padrão e a previsão de absorção líquida para o próximo ano, impulsionada principalmente pelo e-commerce.

De acordo com o Grupo Erea, o dado se soma a um cenário já bastante aquecido: em 2025, a taxa de vacância atingiu mínima histórica, com 8% no Brasil e 7,9% no raio de 30 km da capital paulista, principal polo logístico do país.

A absorção líquida nacional alcançou cerca de 3,5 milhões de m², alta de 21% em relação a 2024, enquanto o estoque total chegou a 44 milhões de m² — alta de 9% ano contra ano. No mesmo período, o preço médio pedido de locação atingiu R$ 27,70/m², crescimento de 10%, novamente acima da inflação projetada de 4,3%.

A Erea ainda informou que o raio de 30 km de São Paulo reflete de forma ainda mais clara essa dinâmica. A região concentra 12,1 milhões de m² de estoque (+9% YoY), com vacância de 7,9% e preço médio de locação de R$ 33,30/m², também com alta de 10% no ano.

Para 2026, a Reforma Tributária se mostra um dos principais vetores de transformação do setor. Segundo a Erea, a transição da tributação da origem para o destino tende a reduzir a atratividade de localizações escolhidas majoritariamente por benefícios fiscais e a reforçar regiões metropolitanas, onde o consumo é mais intenso.

Esses temas citados e outros, como escassez de ativos premium e pré-locação estratégica, serão debatidos e analisados durante o webinar gratuito promovido pelo Grupo Erea. O evento, marcado para o dia 2 de fevereiro, às 10h, terá transmissão ao vivo pelo YouTube e LinkedIn da Erea.

A análise será conduzida por Leandro Bassoi, CEO do Grupo EREA; Clarisse Etcheverry, fundadora; e Henrique Porto, gerente de Research, que apresentarão os destaques do desempenho do mercado em 2025 e os vetores estruturais que devem moldar o setor ao longo de 2026.

“A lógica operacional passará a se sobrepor definitivamente à lógica fiscal com a Reforma Tributária. A proximidade do consumidor se torna o principal diferencial competitivo, sobretudo para operações intensivas em prazo e escala”, afirmou Porto.

Para se inscrever, clique aqui.