Logística

Brasil ganha rede de recarga ultrarrápida para carros elétricos

Rede de carregamento terá 30 eletropostos e será a maior da América do Sul

24/10/2020 07h38

Foto: Divulgação

A EDP Smart, divisão da EDP Brasil, em parceria com a Audi, Porsche e Volkswagen, anunciou o lançamento do primeiro carregador ultrarrápido público para veículos elétricos do Brasil. O eletroposto faz parte do que se tornará a maior rede de carregamento da América do Sul.

Parte do projeto Plug&Go, aprovado pela Anatel em 2019 e implantada pelo consórcio que inclui a EDP Smart, Volkswagen, Audi, Porsche, Siemens, ABB, entre outras empresas, a primeira estação de carregamento ultrarrápida fica localizada no Shopping SerraMar, em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo.

Quando concluída, a rede abrigará 30 estações de carregamento que estarão localizadas nas rodovias que ligam São Paulo (SP) a Brasília (DF), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG), portanto, incluindo as rodovias Anhanguera, Régis Bittencourt e Fernão Dias.   

Fruto de um investimento de R$ 32,9 milhões, essa rede terá cerca de 2.500 km e será a maior da América do Sul e uma das maiores do mundo em extensão, beneficiando parte da região Centro-Sul do país. O cronograma de implantação envolve diversas etapas com previsão de conclusão em 3 anos e a entrega dos primeiros eletropostos ainda em 2020.

Serão 30 estações de recarga, sendo uma ultrarrápida de 350 kW (localizada em Caraguatatuba) e outras 29 com 150 kW, que podem recarregar simultaneamente 3 veículos, sendo compatíveis com os padrões de carregadores disponíveis no mercado, tanto para os puramente elétricos como para os híbridos plug-in (recarregáveis). 

Por enquanto o serviço é gratuito e pode ser utilizado por veículo de qualquer marca. Embora o projeto da Anatel tenha previsão de cobrança pelo uso de energia, ainda não foi definido um modelo para que isso ocorra, ao menos nesse primeiro momento. 

Fonte: INSIDEEVs