Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Brasil: híbridos crescem e elétricos caem no 1º trimestre

Fenabrave mostra que modelos híbridos representam 70% das vendas de eletrificados no país

09/04/2025 13h27

Foto: Divulgação

O mercado de veículos eletrificados segue em crescimento no Brasil. De acordo com dados divulgados pela Fenabrave, foram emplacados 50.674 automóveis e comerciais leves com algum tipo de motorização eletrificada no acumulado do primeiro trimestre de 2025, crescimento de 40% em relação ao mesmo período de 2024.

Vale ressaltar que o levantamento considera modelos híbridos de todos os tipos e elétricos. A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), no entanto, deixa de considerar os híbridos leves (MHEV) como eletrificados desde 2024, por entender que esse tipo de sistema não possui propulsão elétrica ativa — o motor elétrico apenas auxilia o motor a combustão em algumas situações e não move o veículo de forma independente.

Emplacamentos por tipo de propulsão – Autos

Nos comerciais leves, o crescimento dos eletrificados foi ainda mais expressivo: 165,7% no trimestre, com 556 unidades emplacadas contra 209 no mesmo período do ano passado.

Marcas com mais híbridos vendidos – Jan a Mar/25

Marcas com mais elétricos vendidos – Jan a Mar/25

Destaque negativo foi a queda de 8% no segmento de modelos 100% elétricos (21% de queda na comparação mensal), enquanto o desempenho dos híbridos impulsionou o crescimento geral do mercado de eletrificados. Com alta de 47,6%, os híbridos representaram mais de 70% dos emplacamentos no trimestre.

A BYD lidera os dois segmentos: foram 11.706 híbridos (PHEV) e 9.678 elétricos (BEV) no período, com ampla vantagem sobre as concorrentes. A Fiat aparece na segunda posição entre os híbridos, com 7.400 unidades — vale destacar que todos os modelos da marca classificados como híbridos são, na verdade, híbridos leves (MHEV), sistema que não permite propulsão exclusivamente elétrica. Já a Toyota e a GWM oferecem modelos híbridos completos (HEV ou PHEV), com capacidade de tração elétrica parcial ou total.

Entre os elétricos, além da BYD, Volvo e GWM também registraram volumes relevantes no acumulado do ano, seguidas por BMW e Renault.