Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

Brasil precisa de mega operação para aplicar vacina da Janssen

O lote com 3 milhões de doses deverá chegar a partir de segunda-feira (14) e terá validade somente até 27 de junho

09/06/2021 13h55

Foto: Divulgação

O Brasil terá apenas duas semanas para distribuir e aplicar o lote com 3 milhões de doses da vacina da Janssen contra a Covid-19, que deverá chegar ao país a partir da próxima segunda-feira (14). Isso porque esta primeira remessa que será enviada pelo braço farmacêutico do grupo Johnson & Johnson terá validade somente até 27 de junho. Para não desperdiçar parte do imunizante, o Ministério da Saúde está montando um mutirão para garantir a utilização correta de todas as doses.

O ministério pretende distribuir e aplicar as doses em um período de cinco dias. Para facilitar a logística, a vacina da Janssen será enviada somente para as 27 capitais do país, como foi feito inicialmente com a da Pfizer. A operação está sendo desenhada pela pasta, que aposta na capacidade de vacinação diária do Sistema Único de Saúde (SUS), apto a imunizar até 2,4 milhões de pessoas por dia. 

Em fala na CPI da Covid na terça-feira (8), no entanto, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, admitiu que as doses podem não servir, caso haja demora na liberação pelo FDA, a agência reguladora dos Estados Unidos.

“Ainda está dependendo do FDA. Então, quando o FDA der o posicionamento aí a vacina pode vir. Naturalmente que, se tardar o posicionamento do FDA, essas 3 milhões de doses podem não ser mais úteis pra nós, não é? Por conta da exiguidade de prazo”, afirmou o ministro.

O Brasil firmou acordo com a Janssen para receber um total de 38 milhões de doses da vacina, que requer uma aplicação única por pessoa, mas os envios seriam apenas no segundo semestre. Na última sexta-feira (4), Queiroga anunciou que o governo havia antecipado com a farmacêutica a entrega de 3 milhões de doses para junho, sem informar, no entanto, que a validade acabaria no próximo dia 27.

Diante do curto prazo de validade, o ministério consultou estados e municípios antes de aceitar as doses da Janssen e obteve sinal verde. De acordo com o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Eduardo Lula, é possível realizar a vacinação em tempo hábil, caso as doses cheguem na próxima semana, o que daria um prazo de até 14 dias para o vencimento.

“Pelo ritmo de vacinação dá tempo de aplicar. Eles (o Ministério da Saúde) consultaram a gente sobre isso, sobre o prazo. Estimativa de 10 a 14 dias, que estamos planejando, aí dá tempo de aplicar”, afirmou Carlos Eduardo Lula. Segundo ele, o ministério já falou sobre a recomendação de aplicar as doses nas capitais dos estados para agilizar o uso.

Fonte: Extra