Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Brasil se torna o maior mercado de aviação da AL em janeiro

O país recebeu 10,15 milhões de passageiros em janeiro, com destaque na movimentação da Latam, Gol e Azul

10/03/2023 07h49

Foto: Divulgação 

O Brasil ultrapassou o México e se tornou o maior mercado de aviação da América Latina em janeiro deste ano. Esta é a primeira vez em vários anos que o país sul-americano supera o México na comparação mensal do número de passageiros.

De acordo com dados divulgados recentemente pela Agência Nacional de Aviação Civil do país, o Brasil recebeu 10,15 milhões de passageiros em janeiro, sendo 8,32 milhões de passageiros domésticos e 1,83 milhão de passageiros internacionais, liderados por Latam, Gol e Azul.

O México, liderado pela Volaris, Aeromexico e Viva Aerobus, teve 9,93 milhões de passageiros em janeiro, sendo 4,97 milhões domésticos e 4,95 internacionais.

Apesar dos números, o Brasil ainda não se recuperou totalmente da pandemia de covid-19. Em janeiro de 2020, o país teve 11,57 milhões de passageiros. A recuperação total atingiu 88%, impulsionada principalmente pelo segmento doméstico (89,4%). A Latam continua sendo a principal companhia aérea do Brasil, transportando 3,28 milhões de passageiros.

A Gol Linhas Aéreas também transportou mais de três milhões e detinha 30,25% do mercado. Por fim, a Azul Linhas Aéreas transportou 2,59 milhões de passageiros e uma participação de mercado de 25,51%.

Os próximos meses, no entanto, dependerão da flutuação da demanda vis-à-vis o cenário econômico, a cotação das moedas e a resiliência do Brasil em todo esse cenário adverso mundo afora. No entanto, o mesmo vai se aplicar para o México e todos os demais grandes mercados do mundo.

Fonte: Simple Flying