Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Brilux cria projeto para recolher embalagens usadas de clientes

A empresa instalou coletores de embalagens usadas no Recife e em Salvador

30/10/2021 08h03

Foto: Divulgação

A Brilux deu início a um projeto pioneiro de descarte de produtos de limpeza e instalou coletores de embalagens usadas no Recife e em Salvador. Os recipientes descartados pelos clientes terão como destino cooperativas de reciclagem e ganharão novos usos.

O projeto é realizado em parceria com a TrashIn, startup especializada na gestão de resíduos, e foi elaborado como uma solução sustentável aos produtos da marca, minimizando os impactos no meio ambiente.

“Estamos constantemente buscando criar soluções que aliam oportunidades econômicas com benefícios para nossos consumidores e o meio ambiente. Com os coletores, demos mais um passo para trazer medidas sustentáveis para nossos produtos. Além disso, conscientizamos as pessoas sobre a importância do descarte correto”, disse a gerente de Marketing e Trade das Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, Renata Carvalho.

A ação, neste primeiro momento, está em funcionamento nos hipermercados Big de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e do Iguatemi, no bairro de Pituba, em Salvador.

O projeto conta com a fiscalização constante de um supervisor que confirma se o volume coletado é suficiente para encaminhar até o centro de triagem da cooperativa de reciclagem. Uma vez recolhido pela Trashin, o material é encaminhado para as cooperativas parceiras, CamaPET (BA) e Pró-Recife (PE). Em seguida, o material é separado, selecionado e quantificado. Neste processo é possível gerar indicadores de aproveitamento dos resíduos coletados e impactar positivamente a vida dos 33 cooperados envolvidos no projeto.

Esta parceria de gestão de resíduos entre Raymundo da Fonte e Trashin ainda gera renda extra para os colaboradores das cooperativas envolvidas. “Este projeto é uma ótima oportunidade para aumentar o volume de resíduos reaproveitáveis recebidos pela cooperativa. Assim como aconteceu em outras parcerias que já firmamos, eles podem aumentar o volume de revenda desses produtos, trazendo mais impacto financeiro para os trabalhadores das cooperativas”, explica o diretor de Marketing e cofundador da Trashin, Gustavo Finger.

Carbono Neutro

Iniciativa também conta com a compensação de carbono por meio do Programa de Gerenciamento de Gases de Efeito Estufa, CO2 Neutro, da Eccaplan, consultoria de gestão da sustentabilidade. Ou seja, todo o trajeto de transporte dos resíduos descartados nos coletores até a cooperativa de reciclagem será compensado por meio do crédito de carbono neutro.

“Nossas soluções são sempre voltadas a causar sempre zero impacto ao meio ambiente e proporcionar que o máximo possível de resíduos secos volte para a cadeia produtiva. Por isso, para o desenvolvimento diário da parceria com a Raymundo da Fonte, fechamos este acordo com a Eccaplan, onde faremos toda a compensação de carbono gerado durante a operação apoiando o projeto de reflorestamento da Amazônia”, explica Finger.

Outras iniciativas

Além da instalação dos coletores, este ano a Brilux já tinha lançado novas embalagens, completamente recicláveis e com redução de 42% no volume de plástico lançados ao meio ambiente. A nova embalagem também conta com tampa abre-fácil e um bico dosador, o que facilita a economia do produto.

E o grupo Raymundo da Fonte, responsável pela marca, desde 2019 já financiou a reciclagem de 4,9 mil toneladas de plástico, gerando renda e sustentabilidade através da coleta, triagem e destinação de embalagens descartadas.