Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

BRT começa a circular em setembro com 24 ônibus em Salvador

Na 1ª etapa, as linhas circulares vão operar entre a região do Shopping da Bahia e a Pituba

04/06/2022 09h14

Foto: Secom - Salvador

A Prefeitura de Salvador anunciou que o BRT vai entrar em operação no mês de setembro com 24 novos ônibus, sendo oito deles elétricos. A informação foi confirmada pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário municipal de Mobilidade, Fabrizzio Muller.

Nesta primeira etapa, de acordo com a prefeitura, será iniciada uma operação assistida com linhas circulares entre a região do Shopping da Bahia e a Pituba.

O prefeito Bruno Reis informou que o BRT será integrado aos outros modais na capital baiana: ônibus, metrô e sistema complementar, e os usuários vão pagar a mesma tarifa.

"Então nós temos a partir de setembro quatro modais funcionando na cidade e o passageiro pegará qualquer desses modais pagando um único valor pela tarifa", afirmou o prefeito de Salvador.

De acordo com o secretário municipal de Mobilidade, os investimentos e a operação do sistema serão feitos pelas concessionárias que operam o transporte coletivo da capital baiana.

Fabrizzio Muller diz que, dentro do planejamento estratégico do BRT, está previsto que em torno de 30% dos veículos que vão operar no sistema sejam elétricos.

"Iniciaremos em setembro uma operação assistida e nós teremos 24 ônibus rodando de forma circular e que farão a integração com outros ônibus que vêm dos bairros", disse Muller.

A prefeitura informou que a terceira etapa das obras, neste trecho da Pituba, está em fase final de execução e deve ser entregue em agosto. Com isso, o sistema estará preparado para entrar em operação em setembro.

As obras do BRT começaram na gestão do prefeito ACM Neto, em março de 2018. Na época, ambientalistas, urbanistas, moradores e artistas realizaram protestos contra a obra. Os principais problemas apontados estão no custo das obras, no impacto ambiental - corte de árvores e tamponamento de rios - e na inclusão de faixas voltadas para carros, o que para eles, seria um investimento no transporte individual e não coletivo.

O primeiro trecho do BRT foi entregue em dezembro de 2020 e contou com a inauguração de corredor viário em Salvador. De acordo com a prefeitura, responsável pela obra, a intervenção trará mais fluidez ao trânsito da região e é composta por via expressa e marginal.

O conjunto de vias do novo modal tem início pela via expressa na Avenida ACM, na altura do Shopping da Bahia, e segue até o Parque da Cidade Joventino Silva, no bairro do Itaigara.

O sistema de transporte também possui outros dois trechos: o trecho 2 (Lapa/Cidade Jardim - do Hospital Aliança até a Estação da Lapa, passando pela Av. Vasco da Gama) e o trecho 3 (Parque da Cidade Pituba-Itaigara - Posto dos Namorados).

Fonte: g1