Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

BRT Transbrasil faz viagem inaugural no Rio de Janeiro

O serviço passará por 18 bairros entre os terminais de Deodoro e Gentileza

01/04/2024 13h57

Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro - Divulgação

No Rio de Janeiro, o BRT Transbrasil começou a operar integralmente, no sábado (30), com paradas em todas as 17 estações. Neste primeiro momento, a circulação entre o Terminal de Deodoro, na Zona Oeste, e o Terminal Gentileza, na Zona Portuária, vai ocorrer das 10h às 15h, todos os dias da semana, com tempo médio de 40 minutos. Com 26 quilômetros de extensão e dois terminais, o corredor expresso atravessa 18 bairros e tem previsão de transportar 250 mil pessoas por dia até 2030.

"É uma obra transformadora para a vida da cidade. Em tese, o cidadão vai poder sair do Centro do Rio de Janeiro e ir até Santa Cruz de BRT. Ele vai ter que fazer duas baldeações, mas vai daqui a Santa Cruz. Essa é uma mudança importante, eu diria que pela primeira vez, nós temos essas linhas todas integradas", afirma o prefeito Eduardo Paes, que disse ainda que a expectativa é tornar o transporte público prioridade para os cariocas.

"Isso forma uma rede de transportes da cidade que, somando ao metrô, ao trem e aos ônibus normais, muda a mobilidade na cidade do Rio de Janeiro e traz prioridade para o transporte público de qualidade. A população vai ver que, com a qualidade que o BRT tem, vai valer à pena sair do carro para poder pegar o BRT com conforto, com segurança, com ônibus novos, chegar aqui, pegar o VLT e vir trabalhar no Centro da cidade".

Além do serviço parador, também teve início a operação da calha segregada do BRT na Avenida Brasil. Isso implica na delimitação da faixa da esquerda da seletiva, exclusiva para os BRTs, por meio de segregadores. Já a faixa da direita da seletiva pode ser utilizada por ônibus, veículos de serviço e táxis. Essa regra vale para todos os dias da semana. Para garantir a segurança na ultrapassagem dos BRTs expressos nas proximidades das estações, a faixa seletiva é segregada com tachões. Em trechos de calha única, apenas ônibus e BRTs são permitidos.
A faixa exclusiva dos BRTs tem um limite de velocidade de 60 km/h. No entanto, na altura das estações, os veículos que passarem por ali devem reduzir a velocidade para 40 km/h. Desde 24 de fevereiro, já estavam em operação no corredor a linha 80 (Terminal Gentileza x Penha) e 90 (Terminal Gentileza x Fundão). Essas linhas também começam a fazer embarque e desembarque nas estações da Transbrasil. O serviço expresso que liga o Terminal Gentileza ao Aeroporto Internacional Galeão também já estava funcionando, das 6h à 0h, com a tarifa de R$ 15. O tempo de viagem é estimado em 16 minutos.

De acordo com a presidente da Mobi-Rio, Cláudia Secin, a circulação dos articulados entre 10h e 15h, horário de menor movimento, será um período de adaptação para todos que utilizam a Avenida Brasil. Ela informou que a ampliação do horário, de 4h à 0h será ainda no primeiro semestre deste ano.

"A orientação é prestar muita atenção na sinalização, nós temos placas anunciado que ali passa BRT, é prestar atenção e dirigir com cautela e obedecer os limites de velocidade da via, que estão claramente sinalizados. O nosso objetivo é que quase ninguém seja multado. As regras de circulação precisam ser compreendidas e é por isso que a gente está trafegando das 10h às 15h, horário entre picos, para que o BRT se habitue à Avenida Brasil e a Avenida Brasil se habitue ao BRT", explicou.

Este é o quarto corredor de BRT implantado na cidade, ampliando o sistema de transporte de alta capacidade, que já opera com os corredores Transoeste, Transcarioca e Transolímpica. O principal foco da prefeitura é otimizar o tempo de viagem do carioca que utiliza o transporte público. Segundo a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, o trecho Deodoro X Gentileza integra e completa o sistema de transportes na cidade.

"Vai ser uma economia de tempo muito grande, é um ganho de tempo para as pessoas e também conecta com o BRT Transcarioca e Transolímpica. Agora, o carioca vai ter novas formas de chegar, por exemplo, na Barra, de forma mais rápida e segura. Nosso foco é o transporte público, ele é mais o eficiente, carrega mais pessoas e as pessoas que mais precisam", ressaltou.

Também teve início no sábado (30) a operação de mais cinco linhas de ônibus municipais dentro do Terminal Gentileza. São quatro linhas novas e uma com itinerário estendido do campo de São Cristóvão para o terminal. Com isso, ele passará a ser ponto final de 15 linhas de ônibus urbanos municipais.

Fonte: O Dia