23/07/2021 07h03
Foto: Marcello Casal Jr - Agência Brasil
O apetite das empresas por crédito subiu 17,3% no primeiro semestre consolidado deste ano, no comparativo com o mesmo intervalo do ano passado. Serviços e Comércio tiveram o melhor desempenho no período no Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, com altas de 18,4% e 17,4%, respectivamente. O setor industrial viveu expansão menor (12,1%). O Nordeste foi a região com maior alta: 20,8%).
De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, dois cenários podem explicar o maior apetite por crédito: necessidade de fortalecer caixa e as linhas de crédito rurais, imobiliárias e de veículos. “As empresas que estão mais estabilizadas financeiramente começaram a utilizar essas ferramentas (as novas linhas) a fim de expandir o próprio negócio”.
Na análise semestral por porte as micro e pequenas empresas ampliaram em 17,8% a busca por financiamento. Em sequência estão as grandes (6,3%) e médias (4,4%). “O desempenho dos micro e pequenos negócios pode ter sido estimulado por uma nova medida do Banco Central que entrou em vigor no começo de junho. Desde então as empresas desse porte passaram a ter novos comandos regulatórios capazes de ampliar seu limite de crédito nas operações de recebíveis de cartões”, explica Rabi.