22/09/2023 13h55
Foto: Divulgação
A maior fabricante de veículos elétricos da China lançou oficialmente o Yangwang U8 Premium Edition na China, após uma prévia no início deste ano. Comercializado sob a submarca de luxo Yangwang da BYD, o U8 é um SUV de luxo off-road de US$ 150.000 que apresenta um sofisticado sistema híbrido plug-in de quatro motores, fornecendo até 1.200 cavalos de potência.
Graças ao controle independente de vetorização de torque nas quatro rodas habilitado pela plataforma e4 do Yangwang U8, o enorme SUV é capaz de realizar curvas em 360º em qualquer terreno, continuar rodando após um pneu furar e até flutuar na água por curtos períodos de tempo.
O enorme SUV que tem 5,32 metros de comprimento e pesa cerca de 3.460 kg pode flutuar por até 30 minutos e se mover a uma velocidade de 2,9 km/h acelerando e virando as rodas. Ele também pode fazer curvas enquanto flutua.
Dito isso, a BYD observa que a função de flutuação de emergência é uma "função de emergência acionada passivamente" projetada para inundações repentinas ou obstáculos aquáticos fora de estrada, e aconselha os usuários a não tentarem a menos que seja absolutamente necessário. Uma vez acionada, o veículo precisa ser levado à fábrica para uma verificação completa.
Continuando, o BYD Yangwang U8 parece ter sido projetado com o objetivo de reunir o máximo de superlativos possível.
4 motores elétricos, autonomia elétrica de 180 km, 0-100 km/h em 3,6 s
Por exemplo, ele tem uma autonomia de direção combinada de até 1.000 km com a bateria completa e um tanque de combustível de 75 litros, eliminando a ansiedade de autonomia. Como o U8 é um veículo elétrico de alcance estendido (EREV), o trem de força também inclui um motor a gasolina de quatro cilindros turboalimentado de 2,0 litros que funciona como um gerador de energia para a bateria.
A bateria BYD Blade tem química LFP e uma capacidade de 49 kWh, proporcionando uma autonomia totalmente elétrica de 180 km sob o ciclo CLTC. A bateria é integrada ao chassi usando a tecnologia Cell-to-Chassis (CTC) da BYD. O carregamento da bateria de 30% a 80% leva apenas 18 minutos ao usar um carregador rápido de corrente contínua (com taxas de até 110 kW).
A bateria também oferece capacidade de veículo para carga (V2L) de 6 kW, o suficiente para alimentar dispositivos eletrônicos e equipamentos de alta potência por até 25 horas; uma fonte de alimentação de 2,2 kW a bordo de 220V também é oferecida.
São quatro motores elétricos (dois em cada eixo), com 220-240 kW de potência e 320-420 Nm de torque cada, o equivalente a 1.200 cavalos de potência e 103,5 kgfm de torque, o que não é nada desprezível. - foi anunciado que todos os modelos da submarca terão um powertrain com quatro motores elétricos. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3,6 segundos enquanto a velocidade máxima é limitada a 200 km/h.
Além da plataforma e4, o Yangwang U8 deve muito de sua capacidade ao Sistema de Controle Hidráulico Inteligente DiSus-P. Como o nome sugere, esse sistema garante controle contínuo de amortecimento e ajusta a rigidez do amortecimento.
Ele reduz a inclinação do veículo e o risco de capotagem em curvas de alta velocidade, reduz a inclinação durante aceleração ou frenagem e protege o veículo de danos em condições de estrada desafiadoras.
O sistema oferece 150 mm entre a altura mínima e máxima do solo e a BYD afirma que ele é certificado para até 300.000 elevações. Outra aplicação interessante é o nivelamento com um clique ao acampar e um recurso de carga de fácil acesso.
BYD já confirmou para o Brasil
Logo após ser revelado em maio, a BYD confirmou que trará o modelo para o Brasil. O anúncio foi feito em sua conta oficial no Instagram ao afirmar "Estamos trazendo o U8 ao Brasil". Como seu preço é de cerca de 150.000 dólares na China, que em conversão direta equivale a mais de R$ 740 mil, não é nada arriscado dizer que o novo U8 pode custar R$ 1 milhão aqui no Brasil.
Fonte: Inside Evs