21/03/2025 10h11
Foto: BYD - Divulgação
Líder em vendas de elétricos e híbridos plug-in, a BYD agora tem um objetivo ainda mais ousado: ultrapassar a Toyota e se tornar a maior fabricante de carros do mundo. Em 2025, a marca chinesa superou a Tesla em veículos eletrificados, atingindo 4,27 milhões de unidades vendidas. Mas para alcançar a Toyota, que produziu quase 11 milhões de veículos em 2024, ainda há um longo caminho
A vice-presidente executiva da BYD e chefe da operação europeia, Stella Li, reafirmou o compromisso da empresa com essa meta. Além da expansão da produção, a marca chinesa aposta em novas tecnologias e modelos acessíveis para conquistar o mercado global.
Expansão na Europa e novos modelos
A BYD está investindo na construção de duas fábricas na Europa. A unidade na Hungria entrará em operação até o final de 2025, enquanto a segunda, localizada na Turquia, começará a funcionar em 2026. A empresa também considera a abertura de uma terceira fábrica, possivelmente na Alemanha ou na Espanha.
A marca anunciou que os primeiros modelos fabricados na Europa serão o Atto 3 (Yuan Plus), Dolphin, Atto 2 (Yuan Pro) e Dolphin Surf (Mini). O Dolphin Surf é a versão europeia do Seagull, um compacto elétrico chinês que surpreendeu a indústria por oferecer mais de 320 km de autonomia (ciclo chinês) por um preço acessível. Para o mercado europeu, o modelo terá uma versão com motor mais potente, passando de 55 kW (74 cv) para 130 kW (177 cv), visando competir com o Dacia Spring e outros elétricos compactos.
Direção autônoma e recarga ultrarrápida
A BYD tem investido em direção autônoma e anunciou recentemnete que toda sua linha de veículos agora conta com o sistema God’s Eye, disponível em três níveis. O nível mais básico, presente no Dolphin Mini, permite condução semiautônoma de nível 2, incluindo assistência em rodovias e aprendizado de rotas frequentes.
Além disso, a empresa apresentou a plataforma Super-e, que permitirá carregamento ultrarrápido de até 1 megawatt (1000 kW). Segundo a BYD, essa tecnologia pode adicionar aproximadamente 400 km de autonomia em apenas cinco minutos de recarga. No entanto, a infraestrutura de carregadores compatíveis ainda é um desafio fora da China, onde a empresa está financiando uma rede de 4.000 estações de recarga.
Estratégia global da BYD
Stella Li destacou que a BYD não se vê apenas como uma fabricante de automóveis, mas como uma empresa de tecnologia. A companhia produz internamente 70% dos seus componentes e possui mais de 120 mil engenheiros dedicados à pesquisa e desenvolvimento. Esse controle sobre a produção permite maior flexibilidade na inovação e redução de custos.
Com uma linha crescente de veículos elétricos e híbridos plug-in, a BYD busca expandir sua participação de mercado em diferentes regiões. A empresa mantém uma divisão equilibrada entre elétricos e híbridos na Europa e aposta na produção local para reduzir custos e evitar tarifas de importação.
Em linhas gerais, a BYD avança para consolidar sua posição no mercado global de automóveis com investimentos em fábricas, novos lançamentos, tecnologia de recarga ultrarrápida e direção autônoma. Com modelos acessíveis e produção local na Europa, a empresa pretende ampliar sua participação e rivalizar com as gigantes do setor.
Fonte: Auto Express