Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Canal de Suez vê queda de US$ 7 bilhões em receitas

Quase 100 incidentes foram relatados na região desde o início da crise do Mar Vermelho

03/01/2025 10h09

Foto: Divulgação

As receitas do Canal de Suez registaram uma queda de aproximadamente 7 milhões de dólares em 2024 devido à crise no Mar Vermelho, segundo declarações do presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi. O declínio representa uma redução de 60% em comparação com os níveis de 2023, sublinhando o impacto das hostilidades regionais no comércio marítimo, informou Alphaliner. 

O conflito, alimentado por ataques de grupos Houthi desde Outubro de 2023, afetou gravemente as operações no sul do Mar Vermelho e no Golfo de Aden, forçando muitas companhias marítimas a optar por rotas alternativas fora do Canal de Suez. Desde o início da crise, foram reportados quase 100 incidentes na região, o que dissuadiu o trânsito de navios porta-contentores por estas águas.

Os desvios tiveram um impacto progressivo ao longo de 2024. Se no final de janeiro se observava uma diminuição de 40% nas receitas do canal, este valor aumentou para 50% em abril e atingiu 60% no último trimestre do ano. A queda das receitas coincidiu com uma significativa depreciação da moeda nacional, que atingiu mínimos históricos, refletindo as pressões económicas decorrentes da perda de receitas do comércio marítimo.

Fonte: Mundo Marítimo