Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Canal do Panamá conta com novo rebocador com propulsão híbrida

É a primeira de uma nova frota de dez unidades encomendadas à Astilleros Armón

21/11/2024 07h54

Foto: Divulgação

O Canal do Panamá deu um passo na modernização de sua operação após o lançamento do rebocador “Isla Barro Colorado”, o primeiro de uma nova frota de dez unidades, com opção de mais dez, encomendada à Astilleros Armón. 

A “Isla Barro Colorado”, com 28,90 metros de comprimento e 14 metros de boca, alia tecnologia de ponta e design inovador, o que a torna uma aliada fundamental para lidar com as complexas manobras que realiza no dia a dia. O seu sistema de propulsão híbrido, equipado com baterias de 445 kW, não só melhora o desempenho energético, como também reduz significativamente as emissões, alinhando-se com os objetivos de sustentabilidade ambiental.

Com tração de ponto fixo de 80 toneladas e motores de 2.331kW cada, este rebocador possui capacidade e manobrabilidade necessárias às operações. Além disso, os seus elevados padrões de habitabilidade e ergonomia garantem condições óptimas para a tripulação. Por outro lado, possui sistema de extinção de incêndio FIFI1 e máquina autônoma, sempre priorizando a segurança.

A empresa Astilleros Armón foi a responsável pela fabricação deste novo rebocador, que será incorporado às operações do Canal em meados de 2025, contribuindo para a visão de sustentabilidade ambiental da rota interoceânica devido às suas características de consumo de combustível e emissões redução. Como referência, entre 2011 e 2015, a Astilleros Armón fabricou 14 rebocadores que foram integrados ao equipamento flutuante do Canal do Panamá.

Fonte: Mundo Marítimo