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Transporte Aquaviário

Cancelamentos de roteiros marítimos caem ao mínimo em junho

A Maersk foi a companhia marítima com maior confiabilidade de suas escalas em maio

05/07/2023 09h10

Foto: Divulgação 

As condições nos mercados globais de transporte de contêineres continuam em seu caminho para a normalização. No entanto, deve-se notar que um mercado "normal" não é equivalente a um mercado estável e sem interrupções. Aliás, para a Sea-Intelligence a regra é que sempre haverá interrupções operacionais, sendo uma das mais comuns as navegações em branco.

De acordo com o último relatório da consultoria sobre o assunto, os donos de cargas receberam uma boa notícia em junho, já que o número de cancelamentos de itinerários é o menor observado desde o início da pandemia. “Não é perfeito, o nível não é zero. Mas ninguém deve esperar zero cancelamentos, como uma situação normal”, sublinha o relatório.

Olhando para a proporção do total de itinerários semanais perdidos na rota Extremo Oriente - América do Norte, verifica-se que, no pior dos casos, uma em cada quatro viagens foi cancelada. Isso melhorou claramente durante 2023, caindo abaixo de 10% em junho. No entanto, há uma ligeira recuperação nas viagens em branco à medida que julho se aproxima, o que provavelmente pode ser um reflexo dos operadores que desejam controlar o declínio nas taxas spot.

No entanto, ao olhar para as rotas Ásia-WCNA/ECNA e Ásia-Norte da Europa/Med, as tendências fluem de maneira idêntica. No entanto, existem alguns desvios, especialmente para a Ásia-WCNA, mas gargalos e filas de navios fora dos portos da Costa Oeste não ajudam a entender o desvio observado no início de 2023.

Projeções para julho

Drewry, em seu relatório Canceled Sailings Tracker, fornece dados sobre a tendência de cancelamentos de itinerários no mês que se inicia para as rotas Transpacífico, Transatlântico e Ásia-Norte da Europa e Mediterrâneo, que juntas acumularão 40 cancelamentos entre as semanas 27 (3 de julho - 9 de julho) e 31 (31 de julho a 6 de agosto), de um total de 674 partidas programadas, o que representa uma taxa de 6%. No período indicado, 65% das partidas canceladas ocorrerão na rota Transpacífico, mas na direção Leste, 23% na rota Ásia-Norte da Europa e Mediterrâneo, e 12% na rota Transatlântica no Oeste direção.

Nas próximas cinco semanas, a THE Alliance anunciou 17 cancelamentos, seguida pela Ocean Alliance com 11, enquanto a 2M não anunciou nenhum. Além disso, foram agendados 12 cancelamentos de serviços fora do âmbito das Alianças.

Também melhora a confiabilidade

Do baixo número de cancelamentos de itinerários, é lógico deduzir uma maior fiabilidade das chamadas. A Sea-Intelligence fornece dados concretos sobre isso em seu relatório Global Liner Performance (GLP), que coleta dados até maio de 2023.

Segundo as informações, a confiabilidade das ligações em nível global (as 34 principais rotas do mundo) melhorou 2,7 pontos percentuais em maio, em relação a abril, atingindo 66,8%. Comparado ao mesmo ponto em 2022, aumentou 30,3 pontos percentuais. 

Por outro lado, o atraso médio das chamadas “LATE” (chegadas tardias) aumentou ligeiramente, de 0,04 dias mês para 4,39 dias. Apesar deste aumento, o valor de maio de 2023 ainda é -1,86 dias menor na comparação ano a ano e é melhor do que em qualquer um dos anos da pandemia.

Maersk, o mais confiável

A Maersk foi a companhia marítima Top 14 com melhor classificação, com uma confiabilidade de 73,5%, seguida por Wan Hai (70,9%) e MSC com (70,4%). 

Sete operadores ficaram entre 60-70%, enquanto o restante teve confiabilidade de cronograma de 50-60%. O HMM foi o transportador menos confiável em maio de 2023 com uma confiabilidade de 52,6%. 

Além disso, 13 das 14 principais transportadoras relataram uma melhoria mensal na confiabilidade em abril de 2023. Em uma base ano a ano, as 14 principais companhias marítimas registraram melhorias de dois dígitos em sua confiabilidade de itinerário.

Fonte: Mundo Marítimo