Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Cão-robô é usado para evitar acidentes no Porto de Tubarão (ES)

Equipamento dá orientações importantes para proteger os trabalhadores durante as atividades portuárias

27/08/2022 11h08

O robô Anymal ao lado de  Rayner Teixeira -  Foto: Vale - Raphael Portilho

O Porto de Tubarão da mineradora Vale, em Vitória (ES), tem contado com um assistente para garantir a segurança dos trabalhadores. É o Anymal, um robô bem parecido com um cachorro, que é para treinar a equipe.

A máquina é capaz de coletar e relatar análises visuais, termográficas e de vibrações, fornecendo por meio de inteligência artificial, informações constantes e atualizadas sobre a integridade dos equipamentos e de infraestrutura.

O uso do robô minimiza a exposição humana em locais de risco. “Com o robô, eliminamos riscos pertinentes às atividades de inspeções, como partes rotativas de equipamentos e ruído. Ele também auxilia nas atividades em que o empregado precisa executar uma tarefa em uma posição incômoda, além de dar acesso a espaços confinados com maior segurança”, detalha Rayner Teixeira, analista operacional responsável pelo desenvolvimento do Anymal na Vale.

Fonte: A Gazeta