Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

"Carga por interrupção" é a nova tarifa do Canal do Panamá

O valor será aplicado de acordo com o tipo e tamanho do navio e a natureza da carga

06/03/2023 16h48

Foto: Divulgação 

Uma medida inovadora foi aplicada pela Autoridade do Canal do Panamá, a "Cobrança por interrupção", destinada a cobranças associadas tanto a interrupções climáticas quanto a acidentes e outros eventos inesperados causados ​​por embarcações e que afetem as condições da cadeia de abastecimento, comprometendo a eficiência das operações do Canal. 

De acordo com o ACP, a cobrança pela interrupção será aplicada caso a caso, avaliando se uma embarcação afetou as operações, causando atrasos, congestionamentos, entre outras consequências. A nova alíquota, que se soma às taxas de trânsito regular, será aplicada de acordo com o tipo e tamanho do navio e a natureza da carga, com base em uma alíquota fixa por tonelada de carga ou deslocamento de navio com limite máximo de capacidade. 

A cobrança pela interrupção faz parte de um esforço maior para garantir a eficiência e a confiabilidade das operações do Canal, que é um elo crítico na conectividade do intercâmbio comercial global, pois é o elo entre os oceanos Atlântico e Pacífico, movimentando mais de 14.000 trânsitos. 

Fonte: Mundo Marítimo