03/03/2025 07h56
Foto: Bahiagás - Divulgação
Pela primeira vez na história do Carnaval de Salvador, um trio elétrico será puxado por um caminhão movido a gás natural liquefeito (GNL), substituindo o diesel por uma alternativa mais limpa e eficiente. A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás, com a Eneva, maior operadora privada de gás natural do país, e a VirtuGNL, empresa especializada em transporte a GNL. O veículo puxou o tradicional Trio Armandinho e Irmãos Macedo, que percorreu o circuito Dodô (Barra-Ondina) no domingo (2) de Carnaval.
Para o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, o Carnaval da Bahia é uma importante vitrine de conscientização e de estímulo à adoção de tecnologias aliadas do meio ambiente. “O trio elétrico, que está completando 75 anos, e em especial o de Armandinho e os Irmãos Macedo, que patrocinamos há 16 anos, agora tem sua história conectada à inovação energética, reforçando a mensagem de que a tradição pode caminhar lado a lado com a sustentabilidade”, afirma Gavazza. “O uso do GNL em trios elétricos promove uma economia de baixo carbono ao Carnaval baiano, reduzindo a emissão de poluentes e de gases de efeito estufa em comparação com outros combustíveis fósseis, como o diesel”, completa.
O diretor executivo de Relações Externas e Comunicação da Eneva, Aurélio Amaral, reforça a importância de parcerias com empresas como a Bahiagás, a VirtuGNL e a Scania para viabilizar uma transição com maior presença no GNL no transporte de carga, garantindo uma redução de até 30% nas emissões de CO₂ e a eliminação de poluentes como material particulado e óxidos de nitrogênio (NOx). “Nosso objetivo é sensibilizar o público para o papel fundamental do gás natural na transição energética, demonstrando que é possível reduzir emissões sem perder eficiência”, destaca. “Essa iniciativa reafirma nosso compromisso com a sustentabilidade, e nosso apoio à valorização de expressões da cultura brasileira”.
“O GNL é o agora da transição energética no setor de transportes. E a VirtuGNL é a pioneira nessa solução no Brasil e agora também no maior carnaval de rua do mundo!”, ressalta o fundador da VirtuGNL, José de Moura Jr. “Agradecemos ao Governo da Bahia, a Bahiagás e a Eneva pela oportunidade. É só o começo”.
Assessor de tecnologia de gás natural da Bahiagás, Magno Bernardo destaca ainda que o gás natural pode proporcionar inúmeros benefícios para o meio ambiente em comparação ao diesel, além de sua economicidade. “O uso de GNL em caminhões e ônibus praticamente zera a emissão de partículas poluentes pesadas no ar. Nesse comparativo, outras vantagens do gás natural são o benefício econômico, menor nível de ruído e maior eficiência energética”.