01/12/2025 09h17
Foto: Divulgação
O Programa Europeu de Avaliação de Carros Novos (Euro NCAP) anunciou e detalhou uma das revisões mais significativas em seu sistema de classificação de segurança desde 2009. A partir do próximo ano (2026), a agência irá penalizar veículos que dependem excessivamente de telas sensíveis ao toque para funções essenciais, buscando recompensar o retorno de controles físicos (botões).
A mudança é uma resposta direta às preocupações crescentes sobre a segurança. Os interiores minimalistas, dominados por touchscreens gigantes, são cada vez mais vistos como contribuintes para a distração do motorista, aumentando o risco de acidentes.
O Euro NCAP detalhou a nova estrutura que definirá a classificação geral por estrelas. O sistema revisado será dividido em quatro pilares de segurança, alinhados com as condições de condução modernas:
Michiel van Ratingen, secretário-geral do Euro NCAP, afirmou que a cada três anos as normas são reexaminadas com o objetivo central de reduzir fatalidades e lesões graves. “As atualizações garantem que os testes, análises e classificações do Euro NCAP continuem sendo o guia definitivo para consumidores que valorizam uma orientação imparcial sobre a segurança dos carros mais recentes”, disse ele.
Foco em monitoramento e precisão
Além da exigência de botões físicos para reduzir a distração (baseada em feedback de consumidores), o novo protocolo de 2026 inclui:
Espera-se que estas diretrizes influenciem o desenvolvimento de veículos globalmente, e que outras agências reguladoras de segurança, como as americanas, considerem adotar mudanças semelhantes, tornando a obtenção da classificação máxima de cinco estrelas significativamente mais difícil no futuro.