03/07/2021 15h10
Foto: Divulgação
Com o fechamento dos emplacamentos do mês de junho temos os resultados acumulados da primeira metade de 2021. Em cada mês estava ocorrendo uma verdadeira dança das cadeiras no ranking, além dos efeitos da pandemia e da crise econômica, a falta de semicondutores também afetou as vendas de carros novos.
Nesse primeiro semestre o carro mais vendido do Brasil foi a Fiat Strada, com um total de 61.064 unidades emplacadas. Logo atrás fica o Hyundai HB20, com 45.408 unidades, que ficou o ano todo próximo da primeira colocação em vendas.
O Chevrolet Onix conseguiu vendas boas até ser impactado pela falta de semicondutores, isso garantiu a quarta posição no acumulado do semestre com 41.510 unidades. Já o SUV mais vendido nessa primeira metade de 2021 foi o Jeep Renegade, na quinta posição com 40.607 unidades emplacadas.
Comerciais leves mais vendidos
O reinado da Fiat Strada garante a picape quase o quadruplo das vendas de sua rival Saveiro nesse primeiro semestre. A Fiat Toro fica logo atrás da irmã menor. Já a Toyota Hilux reina na categoria das picapes médias, seguida pela Chevrolet S10 e a Ford Ranger.
Já no mercado de vans grandes, a Renault Master também continua na liderança por todo o ano. A outra van que aparece entre os 15 comerciais leves mais vendidas é a média Peugeot Expert.
Jeep Renegade continua sendo o SUV queridinho do brasileiro
Mais um carro da Stellantis figura no topo de uma categoria. O Jeep Renegade revezou com o Hyundai Creta a liderança da categoria, mas no final do semestre o Jeep foi o campeão.
Ranking das marcas e participação no mercado
No ranking das marcas e participação, somando carros de passeio e comerciais leves, a Fiat mais uma vez lidera o mercado brasileiro. Mas se contar apenas os veículos de passeio a Volkswagen se torna a líder, deixando o fabricante italiano em segundo.
No mercado de luxo é a BMW quem lidera, com 6.574 unidades emplacadas no primeiro semestre. A sueca Volvo fica logo atrás com surpreendentes 3.873 unidades, desbancando marcas mais tradicionais no mercado brasileiro como a Mercdes-Benz e Audi.
Algumas curiosidades desse primeiro semestre
A Ford substituiu o Mustang GT no Brasil pela versão mais visceral Mach 1 em 2021. Porém a novidade não foi suficiente para desbancar o Porsche 911 como o esportivo mais vendido do Brasil, mesmo custando mais de R$ 700.000 em sua versão de entrada.
Já o sedã elétrico Porsche Taycan foi o terceiro esportivo mais vendido do primeiro semestre, com 215 unidades. O Taycan também foi o carro exclusivamente elétrico mais vendido do país.
A categoria das minivans já foi bastante concorrida no Brasil, mas hoje restou apenas a Chevrolet Spin como opção nacional e a grande Kia Grand Carnival importada. Naturalmente, a Spin liderou esse mercado com 8.033 unidades, mas a segunda colocação ficou para a Chrysler Pacifica com 10 unidades.
A minivan grande estadunidense não é vendida oficialmente no Brasil, mas diversas importadoras independentes trazem o modelo. Já a Kia com representação oficial emplacou apenas seis unidades.
Já as peruas, tipo de carroceria que também já foi popular, só possuem três opções no Brasil: a dupla RS4 Avant e RS6 Avant da Audi e a Porsche Panamera Sport Turismo. Os números da perua da Porsche são computadas junto da versão sedã do carro. A Audi RS6 Avant emplacou 79 unidades e sua irmã RS4 Avant emplacou 19 unidades.
Fonte: Auto Papo