Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

CCO da Mercosul Line destaca as vantagens da cabotagem

Integração da matriz de transportes marítimo e terrestre entrega maior segurança e redução significativa de custos

29/07/2021 16h15

Foto: Divulgação

A navegação tem conquistado grande espaço no cenário das matrizes logísticas brasileiras. Com um mercado em expansão, a cabotagem cresce em média dois dígitos ao ano. Isso é efeito do fato de o Brasil possuir grande número de rios e extenso litoral, com mais 14 opções de portos atendidos pela cabotagem. Além disso, cerca de 80% da população brasileira, assim como grande parte das indústrias, está localizada em até 200 km dos cerca de 8,5 mil quilômetros de costa litorânea.

Com preços mais competitivos, sobretudo em distâncias a partir de 1.200 km, a cabotagem se mostra uma opção logística vantajosa para empresas de todos os portes.

“Além de possibilitar redução de custos logísticos graças à menor ocorrência de acidentes e segurança da carga, o transporte também apresenta baixo impacto ambiental”, destaca o CCO (Chief Commercial Officer) da Mercosul Line, José Roberto Duque. A companhia é subsidiária do Grupo CMA CGM, líder mundial em navegação e logística, e que oferta cabotagem e serviços logísticos integrados.

Duque explica que quando comparado a outros modais, chega a emitir até cinco vezes menos CO2, principal responsável pelo efeito estufa. Com três linhas de atuação (Braco, Plata e Nexco), a Mercosul Line atende mais de 1 mil cidades, conectando regiões de norte a sul do Brasil, bem como Argentina e Uruguai. “Como um exemplo de sucesso, é importante destacar o mercado de Manaus e sua importância para o continente. Esse é o lugar onde a cabotagem se solidificou rapidamente e onde nós somos os principais fornecedores locais também”, afirma.

Logística integrada

A forma como a Mercosul Line possibilita a diversificação da cadeia logística das empresas gera ganhos ao diminuir riscos para a carga e custos associados a isso.

Segundo Duque, a maior parte dos clientes compra o serviço com uma porta envolvida (origem/destino). O cliente busca por serviços logísticos integrados (terrestre + marítimo), da planta/fábrica do vendedor até a localidade do comprador.

“O fato de termos outras empresas no Grupo CMA CGM com grande experiência de anos no ramo, nos habilita a oferecer uma ampla gama de opções customizadas de porta aos nossos clientes, e oferecer novas soluções logísticas e de transportes, mais eficientes, e que respeitam cada vez mais as necessidades tanto das pessoas quanto do planeta, estando no centro ambição do Grupo CMA CGM, representada por Better Ways, nossa nova assinatura,” ressalta o CCO da Mercosul Line.