Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

CCR vai assumir obras da Infraero em aeroporto da Região Sul

Concessionária disse que irá assumir obras de expansão que eram de responsabilidade da estatal

24/03/2024 07h08

Foto: Divulgação

A CCR Aeroportos irá assumir as obras de expansão e a homologação da pistado do maior aeroporto do interior da Região Sul, que estavam sob responsabilidade da Infraero.

Constam nos documentos para a licitação de Foz do Iguaçu (IGU), que a conclusão das intervenções era de responsabilidade da estatal, porém, sem previsão para que elas fossem realizadas. A concessionária informou que chegou a manter contato com a Infraero, mas que não houve avanços para que a pendência fosse resolvida.

Serão realizadas obras como adequação e implantação de drenagem de pavimento, sinalizações horizontais, ajustes de terraplanagem, adequações de equipamentos para o auxílio da navegação aérea, tratamento de obstáculos, entre outros atributos necessários com investimentos na ordem de R$ 20 milhões.

A Infraero informou que a obra de ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu foi entregue em abril de 2021. “A Infraero esclarece que, enquanto era responsável pela administração do aeroporto, a obra foi finalizada. Ficou a cargo da concessionária apenas a conclusão do processo de homologação.

A Infraero encaminhou para a CCR toda a documentação técnica e administrativa dos processos de homologação dos auxílios luminosos instalados no escopo da obra de ampliação da pista. Deste modo, considerando a transferência da operação do aeroporto para a CCR, a Infraero não tem mais competência administrativa para atuar perante os órgãos competentes em nome do Aeroporto de Foz do Iguaçu.

Ainda assim, a Infraero se colocou à disposição da concessionária para fornecer outras informações, cabendo à operadora que assumiu a administração do terminal realizar todas as ações necessárias para viabilizar a operação do aeroporto”.

A pista de IGU, atualmente com 2.194 metros de extensão, passará para 2.858 metros, se tornando a maior da região Sul, ultrapassando o aeroporto de Maringá (MGF), que teve sua expansão ampliada em 2021, para 2.380 metros.