23/11/2024 07h57
Foto: Divulgação
O Ceará reafirma sua posição de destaque no turismo internacional. Dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apontam que, em outubro, o estado foi novamente líder entre os destinos das regiões Norte e Nordeste com maior movimentação de passageiros em voos internacionais. Foram 41.662 passageiros registrados, superando Recife (34.764) e Salvador (34.130).
Este é o sétimo mês consecutivo que o Ceará ocupa a liderança. Na comparação com outubro de 2022, o crescimento foi de 38%. Já em relação ao mesmo mês de 2019, antes da pandemia, o aumento foi de 6%, consolidando um cenário otimista para 2024. No panorama nacional, o Ceará ocupa a sétima posição em movimentação internacional de passageiros.
Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo do Ceará, comemorou os resultados. “Estamos muito satisfeitos com o resultado alcançado. O Ceará possui belezas incontáveis, e temos buscado mostrar isso ao mundo por meio de ações estratégicas, que vêm apresentando resultados positivos”, afirmou.
A Secretaria do Turismo (Setur) tem apostado na promoção turística em feiras e eventos internacionais, além da capacitação de agentes e operadores. “Em várias feiras, o Ceará é o único estado brasileiro com estande próprio, bem posicionado, na vitrine do turismo internacional. Isso demonstra a força e a capacidade que temos para encantar o mundo”, acrescentou a secretária.
Desempenho
No acumulado de janeiro a outubro, o Ceará também lidera entre os estados do Norte e Nordeste, com 346.526 passageiros em voos internacionais. Salvador ocupa a segunda posição, com 335.011 passageiros, seguido por Recife, com 293.058. Outro indicador positivo foi a média de ocupação dos voos internacionais que chegam ao estado. Em outubro, a taxa alcançou 87%, um salto em relação ao índice de 79% registrado no mês anterior.
Atualmente, o Ceará oferece voos para Lisboa (TAP), Miami (Latam), Orlando e Buenos Aires (GOL), além de cinco frequências semanais para Paris, operadas pela Air France. Com o crescimento sustentado e a ampliação das rotas, o estado se posiciona como um dos principais portões de entrada do Brasil no mercado global de turismo, fortalecendo sua economia e reforçando a importância estratégica do setor aéreo para o desenvolvimento regional.
Para o economista Helder Cavalcante, a liderança do estado reflete diretamente no fortalecimento da economia local, sobretudo nos setores de turismo, serviços e comércio. “Com a alta taxa de ocupação das aeronaves, que chegou a 87% em outubro, o estado demonstra não apenas sua atratividade como destino, mas também a eficácia de suas estratégias de promoção no mercado internacional. Esse fluxo de visitantes impulsiona gastos em hotéis, restaurantes, transportes e atividades turísticas, gerando emprego e renda para a população local, além de aumentar a arrecadação de tributos”.
Além disso, segundo o especialista, a diversificação das rotas internacionais é um elemento-chave para a sustentabilidade desse crescimento.
Fonte: O Estado CE