Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Central de tratamento de resíduos sólidos é inaugurada na Bahia

Unidade atenderá a 500 mil pessoas e contribuirá para fechar mais oito lixões

18/05/2021 13h51

Foto: Grupo Naturalle - Divulgação

Mais uma Central de Tratamento de Resíduos Sólidos, um lugar onde o lixo encontra uma destinação final ambientalmente adequada, foi inaugurada na segunda-feira (17). Dessa vez, em Santa Cruz de Cabrália, na Bahia. É a Central de Tratamento e Valorização de Resíduos Costa do Descobrimento, empreendimento do Grupo Naturalle Tratamento de Resíduos, que recebeu investimentos de R$ 50 milhões.
A nova unidade permitirá o encerramento de oito lixões na região e atenderá uma população de mais de 500 mil pessoas, entre as quais 385 mil habitantes da região e cerca de 150 turistas. Serão beneficiados os municípios de Porto Seguro, Eunápolis, Santa Cruz de Cabrália, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi e Belmonte. A obra conta com uma área de 75 hectares e se alinha aos objetivos do programa Lixão Zero, do Governo Federal.
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, participou da cerimônia de inauguração e destacou a importância da ação para proteção ambiental.

“Estamos aqui inaugurando, no sul da Bahia, onde foi feito o descobrimento do Brasil, uma importante unidade de tratamento e valorização de resíduos. Aqui, há todo um trabalho em que oito municípios vão poder colocar seus resíduos sólidos urbanos, dar destinação correta, fechando mais oito lixões dentro do Programa Lixão Zero”, afirmou Salles.

O ministro do Meio Ambiente lembrou que, no ano passado, foram fechados 600 lixões em todo o Brasil.