19/08/2024 11h02
Foto: Divulgação
Presente no mercado brasileiro desde 2011, o Chevrolet Cruze, bem como o irmão Sport6, dão adeus ao mercado brasileiro. Pelo menos é o que aponta o configurador da marca, que deixou de exibir a dupla.
Ambos já não eram mais produzidos - na Argentina - desde o final do ano passado e, com o fim dos estoques, os modelos saem oficialmente de linha.
Cabe lembrar que, quando chegou ao mercado, o Chevrolet Cruze de primeira geração tinha produção em São Caetano do Sul (SP). Entretanto, a partir de 2016, com a chegada da segunda e última geração, ele passou a vir importado de Santa Fe (Argentina).
O sedã, até pouco tempo atrás, era comercializado nas versões LT, Midnight, LTZ e Premier - os preços partiam de R$ 149.990. Em contrapartida, o hatch vinha apenas na opção pseudoesportiva RS por R$ 169.670. Em comum, todas as configurações vinham com motor 1.4 turbo de 153 cv e câmbio automático de seis marchas.
Sem substituto
Até o momento, a GM não fala em substitutos para Cruze e Sport6 - até porque a bola da vez são SUVs e picapes.
Justificável, afinal, as vendas da dupla eram praticamente irrisórias nos últimos tempos. Para se ter ideia, números da Fenabrave, associação que reúne os concessionários do país, apontam que o sedã teve apenas 745 emplacamentos ao longo de 2024 (janeiro a julho). No mês passado, foram apenas 27 carros. Enquanto isso, o Toyota Corolla, líder da categoria, emplacou 3.500 unidades.
Já o hatch, tinha situação ainda pior, com 177 registros de vendas de janeiro a julho - foram apenas quatro no mês passado. Isso acontece porque a categoria de hatches médios também está minguando por conta do sucesso dos SUVs.
Fonte: Estadão Conteúdo