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Transporte Terrestre

Chevrolet lançará Spark EUV e Captiva EV elétricos no Brasil

SUVs elétricos chegam para ampliar a linha da Chevrolet no Brasil a partir de julho

12/06/2025 09h25

Foto: Chevrolet  - Divulgação

A GM confirmou que ampliará sua oferta de veículos elétricos no Brasil com dois novos modelos a partir de julho: o compacto Spark EUV e o SUV médio Captiva EV. Ambos foram anunciados oficialmente por Fábio Rua, vice-presidente de políticas públicas e comunicação da GM South America, durante o evento que celebrou os 100 anos da GM no Brasil, e fazem parte da estratégia da marca de acelerar a eletrificação no país com modelos importados da China, aproveitando sinergias com sua operação na Ásia.

O primeiro a chegar será o Spark EUV, que é vendido na China como Baojun Yep Plus, e que aqui será vendido na versão Activ, com pegada visual mais aventureira. Já o Captiva EV resgata um nome conhecido do público brasileiro, mas com uma proposta totalmente nova: trata-se de um SUV médio 100% elétrico baseado no chinês Wuling Starlight S, com porte e proposta semelhantes aos de modelos como BYD Song Plus e GWM Haval H6.

Spark EUV: compacto urbano com estilo aventureiro

Com 3,99 metros de comprimento e entre-eixos de 2,5 metros, o Spark EUV chega ao Brasil na mesma configuração já vista na China e em outros mercados emergentes. Como dissemos no início, a versão Activ adotada aqui remete ao estilo off-road leve, presente em outros modelos da Chevrolet, como o Equinox e a Spin.

Sob o capô, o Spark EUV traz sempre um motor elétrico dianteiro de 75 kW (101 cv) e 18,3 kgfm de torque, com tração dianteira e velocidade máxima de 150 km/h. Na China, o Spark EUV é oferecido com três opções de bateria LFP: uma de 32 kWh, com autonomia de até 301 km no ciclo chinês; outra de 42 kWh, com até 401 km; e uma nova opção de 54 kWh, que promete até 501 km de alcance no padrão CLTC - podemos esperar por algo na casa dos 400 km pelo padrão Inmetro. O modelo é compatível com recarga rápida e traz ainda função V2L (carregamento reverso), que permite alimentar equipamentos externos com até 3,3 kW.

Segundo Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, as primeiras 650 unidades do Spark EUV já foram embarcadas em maio com destino à América do Sul. A Chevrolet não revelou oficialmente os preços, mas é esperado que o modelo atue no segmento de entrada dos elétricos, com valores entre R$ 130 mil e R$ 150 mil, competindo com o BYD Dolphin Mini e GWM Ora 3.

Entre os recursos oferecidos no modelo 2026 que acaba de ser revelado na China, que deve ser espelhado no Brasil, destacam-se a nova tela multimídia de 12,8”, painel digital de 8,8”, comando por voz, função V2L (carregamento reverso de 3,3 kW), modos descanso e camping, e isolamento acústico aprimorado (NVH). A versão atualizada também permite cinco ocupantes, uma evolução em relação à versão inicial com quatro lugares.

Captiva EV: retorno do nome em um SUV médio 100% elétrico

Já o Captiva EV marca a estreia da Chevrolet no segmento dos SUVs elétricos médios no Brasil. Apesar de compartilhar apenas o nome com o antigo Captiva vendido até 2018, o novo modelo carrega o apelo emocional da marca entre os consumidores brasileiros.

O Captiva EV é baseado no Wuling Starlight S, e mede 4,75 metros de comprimento, com 2,8 metros de entre-eixos, garantindo bom espaço interno para cinco passageiros. A motorização elétrica entrega 150 kW (204 cv) e 31,6 kgfm de torque, garantindo aceleração de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e velocidade máxima de 175 km/h.

Sua bateria LFP de 60 kWh oferece até 510 km de autonomia no ciclo CLTC, o que deve ser ajustado para cerca de 400 km no padrão Inmetro. A ideia da Chevrolet é oferecer o Captiva EV como uma alternativa mais racional no mercado, com foco em quem quer migrar do carro a combustão para o elétrico sem mudanças radicais no design ou ergonomia.

No interior, o modelo tem acabamento mais tradicional, com tela central flutuante, comandos físicos no console e bancos confortáveis. A expectativa é que o Captiva EV seja vendido em versão única, com preço competitivo frente a rivais como BYD Song Plus DM-i e GWM Haval H6 HEV.

Expansão da linha elétrica da GM no Brasil

Com o Bolt fora de linha e a produção de elétricos ainda concentrada fora do Brasil, a Chevrolet aposta em modelos fabricados na China para expandir rapidamente sua oferta de veículos eletrificados por aqui. Segundo executivos da GM, outros modelos estão em avaliação, com previsão de mais lançamentos ao longo de 2025.

A chegada de Spark EUV e Captiva EV amplia o portfólio da GM com proposta de autonomia competitiva, bom espaço interno e design alinhado ao gosto do público brasileiro. Resta aguardar pela estratégia de lançamento, preços e versões. 

Fonte: Inside Evs