25/05/2024 11h04
Foto: Divulgação
A catástrofe no Rio Grande do Sul afetou a produção da General Motors no Brasil. Mas a fábrica de Gravataí (RS), paralisada desde o dia 2 de maio, reabriu suas portas no início desta semana e retomou a produção dos Chevrolet Onix e Onix Plus.
De acordo com o sindicato dos metalúrgicos, a fábrica voltou a operar em turno único, com total de 1.000 funcionários. Mas a expectativa é que a reabertura de estradas e vias no Estado facilite, também, a retomada do segundo turno, o que deve acontecer até o fim do mês.
A baixa na produção já vem afetando o desempenho da dupla em vendas. Nesse sentido, de acordo com números prévios da Fenabrave, na sexta-feira (24), o Chevrolet Onix caiu para quarto no ranking dos automóveis e comerciais leves mais vendidos, com 4.530 emplacamentos. No fechamento de abril, entretanto, ele era o terceiro, com 9.087 unidades registradas.
Já o sedã Onix Plus aparece no décimo lugar da lista, com 3.743. Resultado bastante inferior ao do fechamento de abril, quando o sedã conquistou o sexto lugar, com 7.049 emplacamentos.
Impactos por todos os lados
A catástrofe no Sul tem causado impactos por todos os lados. Além da fábrica de Gravataí (RS), os estragos têm vitimado outras empresas e afetado toda a cadeia automotiva. Afinal, o Rio Grande do Sul também faz peças destinadas à outras partes do país. Isso, a princípio, tem refletido em desabastecimento.
Essa situação tem obrigado outras fabricantes a paralisarem suas atividades, como a Volkswagen, por exemplo, que parou as plantas de São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos (todas no Estado de São Paulo).
Em comunicado à imprensa na segunda (20), a Volks confirmou que deu férias coletivas aos funcionários e afirmou que "em função das fortes chuvas que acometem o Rio Grande do Sul e o povo gaúcho, alguns fornecedores de peças, com fábricas instaladas no Estado, estavam impossibilitados de produzir".
Isso, consequentemente, afeta a produção de Nivus, Saveiro, Virtus e Polo GTS (fabricados na planta da Anchieta), bem como a do Polo, cujas demais versões são feitas em Taubaté.
Por fim, a linha de motores da VW, feitos em São Carlos, também sofrem impacto. "A fábrica de São José dos Pinhais (no Paraná), neste momento, seguirá produzindo normalmente", informou a VW.
Fonte: Terra