11/04/2025 11h30
Foto: GM - Divulgação
A General Motors segue comemorando os 100 anos de atuação no Brasil com uma série especial de modelos nacionais. O primeiro a participar da homenagem será a picape S10, que terá uma edição limitada com visual inspirado em competições off-road. Exibida como protótipo durante o evento do centenário da marca, em janeiro, a versão trará elementos exclusivos e manterá o motor turbodiesel 2.8. A série comemorativa também incluirá outros modelos da linha, como Onix, Tracker e Montana.
O primeiro veículo a entrar na celebração será a picape S10, que foi mostrada como protótipo durante a festa do centenário, realizada na capital paulista no último dia 26 de janeiro. Na ocasião, a marca destacou customizações típicas de modelos feitos para rali, como a suspensão com conjunto mais preparado para off-road, cores diferenciadas e os pneus especiais. Os modelos da série especial serão produzidos em lotes limitados e devem manter o motor turbodiesel de 2,8 litros da picape atual.
A picape, vale lembrar, foi reestilizada no ano passado e passou a lembrar a Chevrolet Colorado vendida nos EUA. Na frente, trouxe elementos globais das picapes da empresa, como os faróis mais finos instalados em posição mais alta e uma grade bem destacada. Na traseira, a tampa recebeu um ressalto para estampar o nome Chevrolet, que acompanha as lanternas com nova organização interna e assinatura noturna em LEDs.
Por dentro, recebeu um novo tabelier com sistema multimídia de 11” e o painel de instrumentos de 8”, este estreando primeiro na Spin. O volante veio das irmãs Colorado e Silverado, enquanto os painéis de porta permaneceram os mesmos do modelo anterior. A S10 é vendida hoje em 6 versões, partindo de R$ 245.190 na versão Cabine Simples e chega aos R$ 323.490 na versão High Country.
S10 100 anos será centésima edição especial
O conceito de séries especiais como conhecemos hoje foi introduzido pela marca americana no país há aproximadamente cinco décadas e reúne 99 edições de veículos dos mais variados segmentos. A S10 100 anos, alusiva ao centenário do fabricante no país, será curiosamente, a centésima.
Ao longo dos anos 1970, a marca abriu caminho nesse universo com séries inspiradas em brasilidades, como o Chevette País Tropical, o primeiro carro nacional equipado com toca-fitas - e que também era acompanhado de uma fita cassete da música que batizava o sobrenome do carro. Entre as picapes, a C-10 Chevy SL se destacou por trazer comodidades de carro de passeio, como bancos individuais e painel com revestimento que imitava madeira jacarandá.
A partir da virada dos anos 1980, a personalização ganhou força, com edições como o Chevette Jeans, que trazia forração dos bancos imitando o tecido utilizado em vestuário de roupas. Teve também a série Chateau, com interior vinho, em modelos topo de linha.
A década de 1990, marcada pela abertura de importações e a chegada de novos modelos com influência da Opel, consolidou o uso das séries como linguagem própria da marca. Além de edições comemorativas como o Opala Diplomata Collectors, de despedida, e o Kadett Turim, alusivo à Copa do Mundo, a Chevrolet trouxe inovações tecnológicas, como o Monza 500 EF, primeiro sedã brasileiro com injeção eletrônica.
Entre o fim dos anos 90 e o início dos anos 2000, o foco das séries especiais passou a refletir estilos de vida. O Corsa Piquet resgatava a paixão pelo automobilismo, enquanto a S10 Rodeio focava no mundo do agro. Também houve espaço para transições simbólicas, como a Milenium, presente em Astra, Vectra e Corsa, além da linha Advantage, focada na relação custo-benefício.
Já nos anos 2010, com a chegada de modelos próprios desenvolvidos pelo time brasileiro e da América Latina, o time de design da Chevrolet focou em versões com apelo de conectividade e visual esportivo, representados pelo Agile WI-FI, um dos pioneiros a trazer o sistema.
A série Midgnight, com acabamentos escurecidos e que chegou a linha Onix, Tracker e Cruze, focava em sofisticação. Hoje, as séries seguem evoluindo e convivem com as versões temáticas, como a RS, que nomeia os carros esportivados da Chevrolet, e a Activ, presente na minivan Spin e no SUV Equinox, que traz visual mais aventureiro.
Fonte: Motor1.com