26/12/2022 06h02
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Se tem um setor que as empresas precisam focar por ser essencial é a Logística, uma das chaves do sucesso corporativo. É ela que torna uma operação competitiva, dá velocidade aos processos e encurta o prazo de entrega ao consumidor. E quando o assunto é e-commerce, a logística ocupa o centro da discussão, quando temos um grau altíssimo de exigência do cliente, que quer a entrega em um prazo cada vez mais apertado, muitas vezes no mesmo dia. Prova disso é que, mais da metade dos abandonos de carrinho em e-commerces se devem ao valor do frete ou ao prazo de entrega, o que evidencia o papel estratégico da logística.
Na prática, a logística vai além e influencia na redução dos custos e na otimização dos fluxos. Mas, se sua empresa está longe da excelência nesse campo, calma! É possível implementar gradualmente mudanças que vão melhorar a performance e te ajudar nesse fim de ano e em 2023.
O primeiro passo é bem básico: você precisa de uma ou mais ferramentas que lhe ofereçam amplo controle dos processos. O mercado disponibiliza boas opções para todos os portes corporativos. Seja qual for a sua escolha, o sistema deve permitir controlar entradas e saídas, separação de pedidos, gestão de estoque, monitoramento dos canais de vendas e dos processos de entrega. Fique atento: quanto mais essas fases forem feitas manualmente, maior a chance de perdas financeiras. Quando a empresa se expande a quantidade de atividades é multiplicada e elas requerem não mais a sua interação na execução, mas a sua supervisão do resultado.
Agora, o segundo passo. Imagine quanto tempo você ganha se automatizar alguns fluxos internos. Quando as máquinas cuidam dessas demandas, você ganha a oportunidade de se dedicar à inteligência do processo logístico, desenhando estratégias que podem melhorar os pontos fracos da empresa e fortalecer o que já funciona. A MOVE3, por exemplo, utiliza AGVs, que são veículos guiados automatizados, que trazem otimização no tempo de produção, possibilitando a indução de mercadorias de diferentes clientes, tamanhos, prazos e potencializando a quantidade de roteiros e separações. Outro item vital são os sorters, que são os sistemas de classificação automática de pedidos. “Essas máquinas nos ajudam tanto que são elas as encarregadas de direcionar os canais, distribuindo os pacotes nas estações de saídas”, completa Juliani.
A terceira dica é: melhore o nível profissional de todos os envolvidos no processo logístico. Esse é um jogo de ganha-ganha. Os trabalhadores conseguem fazer mais e melhor nas mesmas condições e a empresa ganha competitividade. No caso do Grupo MOVE3, a Universidade Corporativa da empresa é uma resposta às demandas por capacitação dos próprios funcionários, que agora podem escolher entre 30 cursos, cujos temas vão desde Liderança e Gestão até Inteligência Emocional. Para nós, sempre é válido apostar em quem já está conosco e entende os nossos processos. Além disso, capacitar e dar novas oportunidades ao nosso time está em nosso DNA.
Minha quarta sugestão é invista no pós-venda. De verdade, você sabe o que o seu cliente acha da sua empresa? Monitorar esse termômetro é uma ação fundamental porque permite que você mensure o nível de satisfação sobre os produtos, prazos de entrega e preços. Ouvir nossos clientes é uma das nossas prioridades porque acreditamos que problemas são demandas não resolvidas. O fato de nos prontificarmos a melhorar o atendimento a partir das queixas recebidas nos gerou excelentes oportunidades de negócios.
Por fim, aposte em inovação e tecnologias. Cada vez mais, logística e tecnologia se fundem, para reduzir os gargalos e melhorar a performance empresarial. O desenvolvimento de novas tecnologias faz parte do nosso DNA. Hoje somos, certamente, uma das empresas de logística mais automatizadas do Brasil. Temos esteiras, robôs, IA [inteligência artificial] e dezenas de outras iniciativas de tecnologia que aumentam muito a nossa produtividade. Acredito que é essencial que empresas tradicionais invistam em novas modalidades de entrega e na automação dos processos como forma de se diferenciar do mercado e fidelizar os seus clientes.
Guilherme Juliani - CEO da MOVE3
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