Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Citroën Basalt será o nome do novo SUV cupê da marca francesa

Modelo será o terceiro veículo do projeto C-Cubed, anunciado pela Citroën há três anos

26/03/2024 08h22

Foto: Divulgação

Depois de lançar o C3 hatch e o SUV C3 Aircross, a Citroën prepara mais uma novidade para o mercado brasileiro. Trata-se de um SUV cupê que se chamará Basalt, de acordo com informações divulgadas pela montadora. 

O modelo será o terceiro integrante do projeto C-Cubed, anunciado em 2021. Apesar de a Citroën afirmar que o carro foi desenvolvido especialmente para as necessidades e desejos dos consumidores na América do Sul, o Basalt será vendido também na Índia, onde já foi flagrado rodando em testes. O site Autocar India chegou a publicar uma projeção do carro alguns meses atrás (veja abaixo).

Ainda há poucos detalhes confirmados sobre o SUV cupê. Contudo, a marca francesa já anunciou quando vai revelar o veículo por completo. O Basalt será apresentado ao público na próxima quarta-feira, dia 27 de março. Sua produção será na fábrica de Porto Real (RJ), assim como os outros “irmãos”, já que vai compartilhar com a dupla a plataforma CMP (Common Modular Platform).

Alguns detalhes

Apesar das poucas informações, é possível notar nas imagens de flagras que o Basalt vai utilizar as mesmas portas dos outros carros da família C3. A diferença se dá na tampa traseira, por conta das propostas distintas.

Assim, porta-malas e lanternas terão desenhos exclusivos. Já as laterais e a dianteira devem seguir o mesmo padrão visual dos demais. Nas dimensões, a expectativa é de que o novato tenha o mesmo entre-eixos do Aircross, com 2,67 metros, por exemplo.

Também deve compartilhar com o SUV o conjunto mecânico, formado pelo motor 1.0 turboflex que entrega 125 cv com gasolina e 130 cv com etanol, além de 20,4 mkgf com os dois combustíveis. Esse propulsor está presente em vários carros do grupo Stellantins, como no Fiat Pulse ou no 208. O câmbio é CVT que simula sete marchas.