Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

CLI bate novo recorde de maior volume de grãos em Itaqui

Com destino à Espanha, navio ARIS T registrou maior volume de carregamento de grãos já operado pelo Tegram

19/05/2025 10h37

Foto: Porto do Itaqui - Divulgação

Na semana passada, o Porto do Itaqui (MA) recebeu o navio ARIS T. Embora a chegada de navios seja uma cena comum em um dos maiores portos do Brasil, este evento se destacou por um motivo especial: foram embarcadas 81.281 toneladas de soja, destinadas à Espanha. Este é o maior volume de grãos carregado em uma única embarcação, superando o recorde anterior, também pertencente à CLI, quando em 2022 o navio Kydonia recebeu um carregamento de 80 mil toneladas. Antes de 2022, o recorde era de 76 mil toneladas.

Marcos Pepe Bertoni, diretor de Operações da CLI, atribui esse sucesso a três fatores principais: maior eficiência operacional, treinamento especializado da equipe e o fato de a CLI ser o único terminal 'bandeira branca' operante no Itaqui, ou seja, cujo proprietário não é uma trading ou empresa de transporte. “Essa conquista destaca a importância do Tegram para o Brasil e, especialmente, para os produtores de grãos da região de Matopiba, que podem expandir tanto a área produtora quanto a produtividade”, completa Bertoni.

A CLI, integrante do Consórcio Tegram, é um dos quatro operadores do Terminal de Grãos do Maranhão. Pertencente à gestora IG4 Capital, a CLI oferece serviços de embarque de soja, farelo de soja e milho produzidos no Maranhão, Tocantins, Piauí (Matopi) e Nordeste do Mato Grosso. No Porto de Santos (SP), a CLI opera com capacidade para embarcar 16 milhões de toneladas por ano entre grãos e açúcar.