18/10/2025 10h30
Foto: Divulgação
A CMA CGM assinou uma carta de intenções para a construção de seis navios porta-contêineres de 1.700 TEUs movidos a GNL de combustível duplo no estaleiro Cochin Shipyard Limited (CSL), na Índia. Com esta decisão, a empresa se torna a primeira grande companhia marítima a encomendar navios com esta tecnologia a um estaleiro indiano. Todas as unidades terão registro de navios da Índia.
Cada um dos novos navios, capazes de operar com GNL e preparados para usar combustíveis de baixa emissão, representa, de acordo com a companhia de navegação, mais um passo no compromisso da CMA CGM com a transição energética e sua meta de atingir a neutralidade de carbono até 2050. O projeto será desenvolvido em colaboração técnica com a HD Hyundai Heavy Industries da Coreia do Sul, fortalecendo o vínculo entre a indústria marítima indiana e os principais construtores navais globais.
Impulsionar a indústria marítima indiana
A iniciativa faz parte dos programas "Make in India" e "Atmanirbhar Bharat", promovidos pelo governo indiano, e reforça a estratégia da companhia marítima de investir em toda a cadeia de valor marítima do país. Além disso, a CMA CGM planeja renovar a bandeira de quatro embarcações no registro indiano em 2025 e recrutar mais de 1.000 marítimos locais até o final do ano, com mais 500 a serem adicionados em 2026.
“O fato de a CMA CGM ser a primeira companhia marítima internacional a encomendar navios movidos a GNL construídos na Índia demonstra a confiança que depositamos nas capacidades industriais e tecnológicas do país”, afirmou Rodolphe Saadé, presidente e CEO do grupo. “A Índia é um parceiro estratégico onde investimos, desenvolvemos talentos e inovamos para apoiar seu crescimento e contribuir para a descarbonização do comércio global”, acrescentou.
Por sua vez, Madhu S. Nair, presidente do Estaleiro Cochin, enfatizou que o acordo com a CMA CGM "representa um marco significativo para a CSL e a indústria indiana, consolidando seu papel na Maritime Vision 2030 e na Maritime Amrit Kaal Vision 2047".
Expansão e presença estratégica na Índia
Com 34 anos de presença na Índia e uma força de trabalho de 17.000 funcionários, a CMA CGM opera 19 serviços marítimos semanais, conectando o país aos principais mercados globais. O grupo também detém participações estratégicas em terminais portuários como o Terminal Franco de Nhava Sheva (NSFT), perto de Mumbai, e o Porto de Mundra.
A empresa também tem sua sede de Serviços Comerciais Globais (GBS) em Chennai, Tamil Nadu, dando suporte a 160 agências internacionais em logística, finanças, jurídico, atendimento ao cliente e funções de transformação digital, com mais de 9.000 funcionários.
Paralelamente, a CEVA Logistics, subsidiária de logística da CMA CGM, opera em 31 cidades na Índia, administrando mais de 900.000 m² de armazéns. A aquisição da Stellar VCS em 2023 consolidou sua posição no segmento de logística contratada, fortalecendo sua capacidade de oferecer soluções inovadoras e eficientes no país.
A entrega dos seis novos navios porta-contêineres está programada para ocorrer entre 2029 e 2031, em linha com o plano de renovação da frota e transição energética da CMA CGM.
Fonte: Mundo Marítimo