Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.
10/12/2024 08h23
Foto: Rovena Rosa - Agência Brasil
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o varejo brasileiro contratará 98,1 mil trabalhadores temporários para o Natal de 2024. O número apresenta uma queda de 2,2% em comparação às 100,4 mil vagas criadas no Natal de 2023.
Segundo o levantamento da CNC, a redução no número de contratações temporárias pode ser atribuída a dois fatores principais: crescimento modesto das vendas, que devem aumentar apenas 1,3% no Natal desde ano, e a contratação expressiva de trabalhadores em 2024, com a criação de 242,8 mil vagas nos últimos doze meses, até setembro, sendo 138 mil delas apenas em 2024.
Apesar da redução nas contratações temporárias, a CNC projeta a efetivação de 7,8 mil trabalhadores após o Natal de 2024. Este número, ainda que menor do que o registrado no pós Natal de 2023, demonstra a possibilidade de conversão de empregos temporários em vínculos permanentes.
Áreas com maior contratação no Natal de 2024
O estudo feito pela CNC ainda aponta quais setores irão contratar mais trabalhadores temporários para o Natal de 2024.
Liderando o ranking, o setor de hiper e supermercados deve disponibilizar 41,97 mil vagas para trabalhadores temporários. Historicamente, o setor de alimentos é o principal responsável pela geração de receitas do comércio varejista.
Em segundo lugar, o setor de vestuário e calçados prevê a contratação de 21,18 mil trabalhadores temporários. As lojas de roupas, calçados e acessórios são, tradicionalmente, as mais impactadas positivamente pelas vendas natalinas: em média, as vendas do varejo crescem 25% de novembro para dezembro, mas as vendas de roupas e acessórios aumentam 80% no mesmo período.
Embora os setores de hiper e supermercados e vestuário e calçados se destaquem, outros segmentos também contratarão trabalhadores temporários para o Natal de 2024:
Fonte: Metrópoles