25/10/2022 14h49
Foto: Divulgação
A Coca-Cola Femsa Brasil anunciou a incorporação de 31 veículos elétricos para a distribuição de bebidas na região metropolitana de São Paulo. Com isso, a empresa espera agregar não só em emissão zero de poluentes, mas também na redução de ruídos na cidade. A economia por quilômetro rodado e o baixo custo de manutenção também são considerados avanços importantes na agenda ESG da companhia.
Com autonomia média de 100 quilômetros, os veículos são recarregados durante à noite nos centros de distribuições. Com a aquisição, a deve deixar de emitir aproximadamente 465 toneladas de dióxido de carbono ao ano.
Uma das inovações é o sistema de regeneração do motor, com cerca de 100 sensores e novos controles eletrônicos que usam os atritos do freio e a redução de velocidade como fonte de energia para dar carga extra às baterias, recuperando até 40% durante a frenagem.
“A sustentabilidade está no centro das ações da Coca-Cola Femsa Brasil. O investimento em caminhões elétricos faz parte de uma ampla estratégia que, entre outras soluções, busca mitigar os impactos no meio ambiente, gerando uma redução significativa na emissão de poluentes”, destacou Camila Amaral, VP Jurídica e de Assuntos Corporativos.
Outro benefício é que os veículos estão conectados com dados de desempenho em nuvem e com o pacote RIO e-Fleet para a gestão de frota. A partir disso, é possível acompanhar em tempo real do desempenho do veículo e motorista.
A calibração especifica do motor também entrega 300 KW e torque de 2.150 Nm (nanômetros) desde as primeiras rotações. A suspensão pneumática permite suspender um dos eixos para gerar mais economia na operação.
O veículo tem peso bruto de 14,3 mil kg e a capacidade de carga, somando a carroceria, chega a 9.055 kg. É a maior da categoria em elétricos no Brasil.
“Nosso objetivo é gerar valor ambiental para os stakeholders e as comunidades que atendemos, considerando ações para mitigar os impactos em toda a cadeia de valor, desde fornecedores a clientes e consumidores”, completou o CEO da Coca-Cola Femsa Brasil, Ian Craig.