Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Codeba alcança marca histórica na movimentação anual de cargas

Os portos públicos baianos movimentaram mais de 12 milhões de toneladas entre janeiro a novembro

11/12/2021 11h39

Foto: MF

Com o fechamento do mês de novembro, a Companhia das Docas do Estado da Bahia - Codeba comemora um resultado histórico, alcançado pelos portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus. Ao todo, foram 12.202.221 de toneladas movimentadas, nos últimos 11 meses de 2021, superando o recorde anual anterior, de 11,8 milhões de toneladas, correspondente a toda a movimentação registrada ao longo do ano de 2017. “É o maior volume anual movimentado, já registrado pela Companhia”, destaca a Autoridade Portuária.

Acompanhando esse desempenho, entre janeiro e novembro deste ano, o faturamento acumulado da Codeba superou em 27% o total registrado no mesmo período de 2020; e as movimentações de cargas aumentaram 15%.

“O ritmo de crescimento que a atual gestão vem promovendo, ano a ano, à Companhia tem garantido os resultados, superando expectativas e consolidando, em definitivo, estabilidade na performance dos portos organizados baianos”, destaca em nota a Codeba.

Durante o mês novembro, os portos da Codeba movimentaram 1.079.462 toneladas, 10,65% a mais que no ano anterior. O aumento de 22,52% na performance do Porto de Salvador, foi destaque, puxado pela alta das operações com granéis sólidos, cargas gerais e a movimentação de contêineres.

No Porto de Aratu-Candeias, destaque para a importação de fertilizantes, registrando alta de 77,02%. Já em Ilhéus, o crescimento de 181% foi decorrente das negociações com níquel e madeira.