Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Codeba apresentou um incremento de 1,6% em 2019

Já o Porto de Ilhéus teve a menor movimentação de sua história

27/01/2020 08h00

Foto: Codeba - Divulgação

Os portos públicos, administrados pela Companhia das Docas do Estado da Bahia - Codeba, somaram em 2019, 11,3 milhões de toneladas, contra 11,1 milhões no mesmo período do ano anterior, apresentando um incremento na ordem de 1,6%, de acordo com os dados estatísticos que constam no site da autoridade portuária.

Este resultado foi devido ao desempenho do Porto de Salvador, que alcançou um novo recorde anual, com 4,8 milhões de toneladas movimentadas. A unidade registrou evolução entre os dois períodos, com incremento de 9,2%, puxado pelo crescimento na carga conteinerizada, bem como por algumas operações com graneis sólidos minerais, que foram desviadas do Porto de Aratu-Candeias devido a problemas técnicos nos equipamentos.

O Porto de Aratu-Candeias totalizou 6,3 milhões de toneladas, com recuo de 2,5% em relação a 2018. O porto baiano apresentou crescimento nos graneis líquidos de importação, sobretudo nafta petroquímica, mas, acentuada retração dos graneis sólidos minerais (-10,6%).

Com apenas 147 mil toneladas, o Porto de Ilhéus, no sul da Bahia, fechou 2019 com a menor movimentação em toda sua história, reflexo da ausência quase que total das operações com embarque da soja.

Tecon Salvador

Contêineres

No Terminal de Contêineres do Porto de Salvador (Tecon), foram movimentados 211.540 contêineres ou 305 mil TEUS (medida equivalente a unidade de contêineres de 20 pés), marcando um novo recorde. Em 2018, o resultado foi de 203.979 contêineres.

Em 2019, a movimentação por cabotagem, crescimento de 5%, e os contêineres cheios de importação, com 12% de incremento, foram os principais responsáveis pelo resultado positivo. Nas exportações, os embarques dos contêineres cheios se mantiveram equilibrados nos dois anos. Os principais destaques positivos do ano ficaram por conta dos segmentos de móveis e utensílios (+116%), siderúrgicos e metalúrgicos (+113%), além de químicos e petroquímicos (+7%).

Na importação, a realização de leilões de energia renovável e o início de projetos nos últimos anos contribuíram para a frequente movimentação de cargas pelo terminal baiano. É através do porto baiano que peças como pás, aerogeradores e hubs, cargas de grandes dimensões e especificidades, chegam aos parques de produção de energia renovável, incluindo o maior da América do Sul, em implantação no Piauí. Além de energia renovável, peças e equipamentos (+37%) e embalagem (+50%) também foram destaques do ano.

Vice-almirante Carlos Autran

Nova diretoria na Codeba

A autoridade portuária baiana, Codeba, que administra os portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus, passou por mudança na sua diretoria. Assumiram neste mês de janeiro, o vice-almirante Carlos Autran de Oliveira Amaral, como diretor-presidente; o tenente-coronel reformado do Exército, Luiz Fernando Walther de Almeida, diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária; capitão de mar e guerra da reserva da Marinha, Paulo Cezar Soares Pinheiro, chefe de gabinete da presidência. Interinamente estão Vitor Danilo Miranda de Castro, diretor de Gestão Comercial e de Desenvolvimento; Jenner Augusto Kruschewsky Silveira, diretor de Gestão Administrativa e Financeira.